skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Abordagem de integração multissensorial, domínios cognitivos, aprendizagem significativa reflexões para o ensino de graduação em enfermagem

Gabriela Feitosa Esplendori Rika Miyahara Kobayashi; Vilanice Alves de Araújo Püschel

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 56, e20210381, 2022

São Paulo 2022

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PÜSCHEL, V. A. de A. doc 164e )(Acessar)

  • Título:
    Abordagem de integração multissensorial, domínios cognitivos, aprendizagem significativa reflexões para o ensino de graduação em enfermagem
  • Autor: Gabriela Feitosa Esplendori
  • Rika Miyahara Kobayashi; Vilanice Alves de Araújo Püschel
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM; APRENDIZAGEM; MATERIAL DIDÁTICO; CARDIOLOGIA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; PERCEPÇÃO
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 56, e20210381, 2022
  • Notas: Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/SfM3N6y39SStVLcszv59VNq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 nov. 2022
  • Descrição: Ensinar com abordagem multissensorial auxilia o aluno a vincular informações novas ao conhecimento prévio e a entender relações entre conceitos. O objetivo deste estudo é refletir sobre convergências entre o Modelo de Abordagem de Integração Multissensorial com a Teoria da Assimilação da Aprendizagem e da Retenção Significativas com o Domínio dos Processos Cognitivos de Bloom, e propor uma tabela taxonômica de planejamento de aula para o ensino de Síndrome Coronariana Aguda, tendo em vista a confluência desses referenciais. Os três referenciais consideram a importância do conhecimento prévio do aluno, do processo de abstração e generalização do conhecimento e o relacionamento entre memória de trabalho e de longo prazo. Ao observar tais convergências e a tabela taxonômica produzida, observa-se que ensinar temas de interesse para graduandos de enfermagem, adotando o Modelo de Abordagem de Integração Multissensorial como um componente da tabela taxonômica (atividades pré-organizadoras ou de recall para suscitar diferentes percepções sensoriais alinhadas aos objetivos instrucionais e formas de avaliação), à luz da Teoria da Assimilação da Aprendizagem e da Retenção Significativas, tem potencial para favorecer a recepção e o processamento de conteúdos de instrução
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e20210381.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.