skip to main content

Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial

Giglio, Robson Fortes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 2007-05-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial
  • Autor: Giglio, Robson Fortes
  • Orientador: Ferrigno, Cássio Ricardo Auada
  • Assuntos: Cirurgia; Educação A Distância; Internet; Medicina Veterinária; Surgery; Veterinary Medicine; Web-Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Quando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial. Esta disciplina foi desenvolvida por dois anos, utilizando dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem: no primeiro experimento foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Col 3.1, utilizando a estratégia da aprendizagem por meio de material, comunicação pessoal, com a ajuda de meios audiovisuais; e no segundo utilizamos o TecnoEduModdle, com ênfase na participação e discussão, principalmente por meio de casos clínicos. Em ambos, a efetividade da disciplina e o ganho de conhecimento dos alunos foram avaliados por meio de um questionário, utilizando uma escala de um a cinco (Likert). A disciplina on-line obteve altos índices de funcionalidade, aceitação e efetividade. Em ambos experimentos, os estudantes que participaram da disciplina virtual obtiveram médias maiores em todas avaliações da disciplina presencial, no entanto somente obteve valores com diferença estatisticamente significante, na avaliação prática (P<0,01) e na média final (P<0,05) do primeiro experimento. O segundo experimento demonstrou ser mais efetivo e apreciado pelos alunos. Este estudo indica que o ensino com auxílio da Web pode ser realizado com êxito e incorporado ao currículo médico veterinário, adequando este as tendências da educação contemporânea.
  • DOI: 10.11606/T.10.2007.tde-26062007-130818
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Data de criação/publicação: 2007-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.