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Ozone Pollution and Urban Mobility Scenarios in the São Paulo Megacity

Júlio Barboza Chiquetto Rita Yuri Ynoue; Sergio Alejandro Ibarra Espinosa; Flávia Noronha Dutra Ribeiro; William Cabral-Miranda; Maria Elisa Siqueira Silva

Ambiente & Sociedade São Paulo v. 23, p. 01-23, 2020

São Paulo 2020

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  • Título:
    Ozone Pollution and Urban Mobility Scenarios in the São Paulo Megacity
  • Autor: Júlio Barboza Chiquetto
  • Rita Yuri Ynoue; Sergio Alejandro Ibarra Espinosa; Flávia Noronha Dutra Ribeiro; William Cabral-Miranda; Maria Elisa Siqueira Silva
  • Assuntos: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA -- SÃO PAULO (SP); GESTÃO AMBIENTAL -- SÃO PAULO (SP); MOBILIDADE URBANA -- SÃO PAULO (SP); QUALIDADE DO AR -- SÃO PAULO (SP)
  • É parte de: Ambiente & Sociedade São Paulo v. 23, p. 01-23, 2020
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20190008r2vu2020l6ao. Acesso em: 22 fev. 2021
  • Descrição: A poluição atmosférica pode ser agravada devido à precárias condições de mobilidade urbana, como ocorre em São Paulo. Visando avaliar os impactos na poluição por ozônio e as consequências para a justiça ambiental, 3 cenários de políticas de restrição veicular foram simulados com o modelo WRF/Chem: pedágio urbano, transição sustentável e centro sem veículos. Os resultados indicaram que o pedágio urbano levou a uma redução de 20 µg.m-3 nas médias das máximas de 8 horas, e evitou seis ultrapassagens do padrão de qualidade do ar. A transição sustentável teve máximas até 50 µg.m-3 mais baixas e evitou 22 ultrapassagens. O centro sem veículos não demonstrou vantagens. Para a implementação de um sistema de transporte público adequado, são necessários expressivos investimentos para se atingir melhorias na qualidade do ar com a maior justiça ambiental possível, buscando a proteção da saúde da população juntamente à democratização do acesso aos espaços urbanos
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 01-23.
  • Idioma: Inglês

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