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Regulação da comunicação em Portugal e movimentos sociais: Um estudo sobre a relação entre os meios de comunicação e o ativismo

Trindade, Ana Carolina ; Kraus Luvizotto, Caroline

Methaodos : revista de ciencias sociales, 2022-01, Vol.10 (2), p.335-350

Madrid: Universidad Rey Juan Carlos

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  • Título:
    Regulação da comunicação em Portugal e movimentos sociais: Um estudo sobre a relação entre os meios de comunicação e o ativismo
  • Autor: Trindade, Ana Carolina ; Kraus Luvizotto, Caroline
  • Assuntos: Activism ; Activists ; ativismo ; Citizens ; Focus groups ; Mass media ; Mass media effects ; meios de comunicação ; movimentos sociais ; Portugal ; Public opinion ; Qualitative research ; Regulation ; regulation of communication ; regulação da comunicação ; Social activism ; Social movements ; Social networks ; Synonyms ; Visibility
  • É parte de: Methaodos : revista de ciencias sociales, 2022-01, Vol.10 (2), p.335-350
  • Descrição: Os meios de comunicação, ou mídias e medias aqui tratados como sinônimo, possuem um papel importante na construção da opinião pública, uma vez que podem atribuir visibilidade aos fatos e descrevê-los a seu critério. O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre a atuação dos movimentos sociais e a sua relação com os meios de comunicação em Portugal, buscando identificar os mecanismos de participação e de visibilidade proporcionados aos ativistas pelo sistema midiático português. A metodologia utilizada é composta por uma pesquisa documental e bibliográfica, bem como de uma pesquisa qualitativa efetivada por um grupo focal com ativistas e cidadãos portugueses realizado na cidade de Lisboa em fevereiro de 2020, a fim de apurar suas experiências e percepções junto ao sistema midiático português. Os resultados do grupo focal sugerem que, apesar da existência da regulação da comunicação social em Portugal, os meios de comunicação não dão suporte ou espaço para os ativistas, prejudicando a visibilidade e a opinião pública sobre os movimentos sociais portugueses. Assim, conclui-se que a ausência de um espaço midiático para os ativistas e para os movimentos sociais resulta na alternativa de inserir demandas, agendas e mobilizações de cidadãos nas redes sociais digitais.
  • Editor: Madrid: Universidad Rey Juan Carlos
  • Idioma: Espanhol;Português;Inglês

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