skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Depressão, raiva e colesterol possíveis relações

Claudia Aranha Gil Cristina Souza de Castro; Sonia Lia Ribeiro Bisi; Maria Salete L L de Paulo; Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo; Teng Chei Tung; Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (3. 2004 Porto Alegre)

Porto Alegre: SBRO, 2004 Programação e Resumos

Porto Alegre SBRO 2004

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=TLe/60) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Depressão, raiva e colesterol possíveis relações
  • Autor: Claudia Aranha Gil
  • Cristina Souza de Castro; Sonia Lia Ribeiro Bisi; Maria Salete L L de Paulo; Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo; Teng Chei Tung; Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (3. 2004 Porto Alegre)
  • Assuntos: DEPRESSÃO; PSICOLOGIA CLÍNICA
  • É parte de: Porto Alegre: SBRO, 2004 Programação e Resumos
  • Descrição: O presente estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, que tem por objetivo investigar as relações entre faixas de colesterol e o aparecimento de sintomas de depressão e raiva; o qual está sendo desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta de psicólogos e médicos, numa parceria entre o Grupo de Interconsultas do IPqHC, laboratório Metabolismo de Lípedes (FMUSP) e o Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social (IPUSP). Vários estudos tem associado níveis de colestrerol baixo a sintomas depressivos e alterações de comportamento relacionadas com impulsivaidade elevada, suicídios, tentativas de suicídios, agressividade e violência. A amostra estudada foi composta de 22 pacientes, de ambos os sexos, na faixa etária entre 30 a 65 anos com alteração da taxa de colesterol e diagnosticados com Depresssão unipolar pelo psiquiatra através da Entrevista Clínica estrutura para o DSM-IV transtornos do eixo I (SCID). Foi realizada avaliação Piscológica Individual, composta de: Entrevista semi dirigida, Questionário de ataque de raiva (Fava e cols, 1991) e visando uma melhor compreensão dos fatores psicodinâmicos foram aplicados os instrumentos projetivos: Questionário Desiderativo - QD (Ninjamkim e Braude, 2000) e um desenho temático com o tema "Depressão". Como resultados, observamos que 13 pacientes demonstraram sintomas relativos a ocorrência de ataques de raiva na escala de Fava. Por meio dos instrumentos projetivos foram confirmadas as tendências depressivas, principalmente caracterizadas como fragilidade egóica, baixa auto-estima e utilização de mecanismos de dedesas primitivos. Essas tendências foram também associadas a traços esquizóides ou a traços histéricos. Concluímos que a presença de sintomas relacionados a ravia foram significativos na população estudada e podemos reforçar a hipótese da manifestação
    destes sintomas funcionando como defesa em um quadro depressivo. Mostrou-se também necessário refletir sobre as possíveis formas de intervenção que possam ser feitas no sentido de poder proporcionar melhores condições de vida a esta população.
  • Editor: Porto Alegre SBRO
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: p. 108.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.