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Análise dos processos de registro e gestão de marketing de indicações geográficas: estudo de caso do Vale dos Vinhedos

Silva, Laís Marques Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2023-02-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise dos processos de registro e gestão de marketing de indicações geográficas: estudo de caso do Vale dos Vinhedos
  • Autor: Silva, Laís Marques Da
  • Orientador: Giraldi, Janaina de Moura Engracia
  • Assuntos: Bpm; Indicação Geográfica; Marketing; Processos De Negócios; Bpm; Business Processes; Geographical Indication
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As Indicações Geográficas certificam determinados produtos que apresentam diferenciais qualitativos em virtude do local de origem, e ao realizar esta vinculação acarreta diferenciais competitivos relacionados a qualidade e cultura de determinada região, que são valorizados por determinados segmentos de mercado e por isso os produtos podem ser comercializados a preços mais elevados e aumentar sua competitividade. Além de aumentar a competitividade dos produtos as Indicações Geográficas contribuem para o desenvolvimento regional, uma vez que tanto os produtores são beneficiados assim como a comunidade que muitas vezes passam a desenvolver atividades relacionadas ao turismo, já que as regiões passam a ser reconhecidas pela produção dos produtos com Indicação. Contudo, para que isso aconteça se faz necessário a eficácia da gestão de marketing da Indicação Geográfica. Uma abordagem que atualmente se destaca para otimizar os processos organizacionais e aumentar a eficiência e eficácia dos mesmo e a BPM, abordagem de gestão de processos de negócios. O presente teve como objetivo analisar o processo de registro das Indicações Geográficas brasileiras e o processo de gestão de marketing da Indicação Geográficas Vale dos Vinhedos, uma das modalidades de marcas compartilhas observadas no Brasil. A pesquisa teve natureza exploratória e abordagem qualitativa e foi realizada por meio de estudo de caso, a coleta de dados foi feita por meio de análise documental e entrevistas juntos aos órgãos governamentais tais como MAPA, SEBRAE, INPI e EMBRAPA e com representantes da Aprovale e produtores associados afim de coletar dados que possibilitaram o desenvolvimentos de análises estratégicas e visualização do cenário observado para o registro das Indicações Geográfica, assim como do processo de gestão de marketing da Indicação do Vale dos Vinhedos. Por meio da realização do estudo percebe-se que o processo de registro das Indicações Geográficas brasileiras é estrategicamente estruturado para ampliar sua eficácia, contudo para que isso ocorra se faz necessário a eficácia da etapa que antecede o registro, especificamente a estruturação da IG que é realizada o pré registro. Em relação ao processo de gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos pode-se afirmar que ele não é estruturado e nem realizado de forma estratégica, o que acarreta algumas lacunas relacionadas ao marketing da IG. O presente estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação do conhecimento sobre os processos de registro e gestão de marketing das Indicações Geográficas brasileiras e demostra a aplicação da abordagem BPM para análise nas Indicações Geográficas. As contribuições gerenciais do estudo se referem a identificação das lacunas observadas na gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos assim como as sugestões realizadas pela autora para que o processo de marketing da IG Vale dos Vinhedos seja estruturada.
  • DOI: 10.11606/D.96.2023.tde-13032023-154021
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-02-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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