skip to main content

Programas de Pós-Graduação em Ensino, Educação e Química no Brasil: Análise da Produção Discente sobre a Experimentação no Ensino de Química (2004 a 2013)

Souza, Renata Faria De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2018-04-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Programas de Pós-Graduação em Ensino, Educação e Química no Brasil: Análise da Produção Discente sobre a Experimentação no Ensino de Química (2004 a 2013)
  • Autor: Souza, Renata Faria De
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Ensino De Química; Estado Da Arte; Experimentação; Chemistry Teaching; Experimentation; State Of The Art
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Edição revisada - original em acervo restrito
  • Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a experimentação no ensino de química, defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPG) vinculados às áreas de Ensino (área 46), Educação (área 38) e Química (área 4) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2004 a 2013. Foram analisadas 122 dissertações e 21 teses em sua integralidade com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica; instituição e PPG de origem; orientador, nível de escolaridade e foco temático. Os resultados evidenciam o significativo crescimento no número de pesquisas sobre o tema em questão. No conjunto dos trabalhos predomina a produção da USP (12,6%), seguida da UnB (12,0%), UFSCar (10,5%) e UNICAMP (7,0%). Existem dissertações de mestrado defendidas em todas as regiões geográficas brasileiras, sendo, no entanto, muito baixa a representatividade da região Norte, com apenas dois trabalhos da UFPA, indicando a premência da necessidade de investigações sobre o assunto na região. Os níveis de escolaridade mais investigados foram o ensino médio (68,5%) e superior (27,3%), ao passo que os focos temáticos privilegiados foram experimentação como estratégia didática (58,3%) e experimentação em materiais didáticos (20,2%), revelando o entendimento dos pesquisadores sobre o potencial da experimentação como recurso metodológico para a construção do conhecimento químico. A experimentação vinculada à formação inicial e continuada de professores foi abordada de forma ainda incipiente, 7,1% e 13,1% da produção, respectivamente, permitindo inferir que essa é uma importante lacuna a ser preenchida por estudos futuros. Nessa perspectiva, a presente tese foi desenvolvida tendo em vista a contribuição para o entendimento da evolução das pesquisas sobre a experimentação no ensino de química, das suas tendências temáticas e áreas ainda pouco exploradas, indicando novos rumos de investigação, dentre outros aspectos.
  • DOI: 10.11606/T.75.2018.tde-04072018-172942
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2018-04-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.