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Um retrato de aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular

Motta, Cristina Dalva Van Berghem

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-03-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um retrato de aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular
  • Autor: Motta, Cristina Dalva Van Berghem
  • Orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
  • Assuntos: Trabalho Docente; Saberes Docentes; Metodologia De Ensino Da Matemática; Inovação Curricular; Historia Da Educação Matemática; Formação De Professores; History Of Mathematics Education; Mathematics Teaching Methodology; Docent Work; Docent Knowledge; Teacher Formation; Curriculum Innovation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta um estudo sobre relações entre a teoria e a prática em um contexto de reforma curricular, a partir da investigação sobre como professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental reelaboram seus saberes docentes com base na proposta de trabalho com a Teoria dos Campos Conceituais apresentada no Programa Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas, instituído na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo pela Portaria n° 4.507, de 30 de agosto de 2007. Pela interlocução de autores como Fiorentini, Libâneo, Nóvoa, Pimenta, Pires, Tardif e Lessard, mostramos como as reformas educativas das últimas décadas influenciaram os movimentos de profissionalização do professor e a discussão sobre os saberes docentes. A seguir, apresentamos o Programa Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas e algumas teorias da Didática Francesa da Matemática nele presentes, com destaque para a Teoria dos Campos Conceituais, citada em vários materiais curriculares deste Programa. A análise das entrevistas nos mostrou o enredamento dos relatos das professoras em uma trama de relações interativas, constitutivas da construção dos saberes docentes: a história de vida do professor, as diversas fontes de sua formação pessoal e profissional e suas práticas pedagógicas. As professoras entrevistadas destacaram a interação entre os pares, na escola e em cursos de formação continuada como forma privilegiada de desenvolvimento profissional e revelaram desafios e dilemas enfrentados no processo de implementação curricular. Também mostraram, pelo contraponto entre suas constituições pessoais e profissionais antes e depois da adesão às propostas teórico-metodológicas dadas por este Programa, uma reformulação de seus próprios sistemas conceituais.
  • DOI: 10.11606/T.48.2011.tde-10062011-130029
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-03-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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