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Tirando o coelho da cartola: a atuação do formador em um programa de desenvolvimento profissional docente

Scarinci, Anne Louise

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-07-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Tirando o coelho da cartola: a atuação do formador em um programa de desenvolvimento profissional docente
  • Autor: Scarinci, Anne Louise
  • Orientador: Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
  • Assuntos: Ações Do Formador; Construtivismo Na Escola; Ensino De Ciências Naturais; Formação Contínua De Professores; Programas De Desenvolvimento Profissional; Teacher Formation; Science Education; Professional Development Programs; Constructivism In The Classroom; Tutors Procedures And Actions
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A literatura em formação docente tem sido pródiga em traçar perfis e características de bons professores, mas a formação docente que tem sido realizada apresenta muitas dificuldades em atingir esses objetivos. O que pode estar faltando? Os objetivos desta investigação centram-se em descrever e analisar a dinâmica geral de um programa de desenvolvimento profissional, com foco nas ações do formador, e conectar seus objetivos e ações no programa, em sentido amplo, com o quadro teórico disponível em formação docente. Nossa análise se compõe de duas partes. Na primeira, procedemos a uma caracterização geral do grupo de formação, incluindo a forma de abordagem dos conteúdos pelo formador, as tarefas designadas aos participantes e os objetivos gerais, explícitos tanto quanto implícitos, do programa. Na segunda parte da análise, apresentamos três dimensões da prática docente sobre as quais o formador atua: planejar, conduzir a aprendizagem e avaliar os resultados. Identificamos três saberes e ações transversais a todos os episódios de formação, que poderiam ser consideradas como metas maiores do programa: a reflexão sobre a prática, o exercício da autonomia docente e a compreensão da teoria construtivista. Conectamos essas metas com as formas de atuação do formador. Desenvolvemos nossas conclusões em termos de encontrar os necessários e essenciais presentes nesse grupo de formação, que proporcionam os bons resultados em termos da modificação das práticas docentes: o formador trabalhou a partir da prática docente de cada professor, começou todo o ensino pela atitude de ouvir o professor e cultivou abertura de espírito para incluir como conteúdos e atividades de ensino o que fosse necessário para auxiliar o desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal dos participantes do programa. Unindo esses necessários e como as modificações pretendidas na prática docente são profundas e enraizadas nas próprias crenças epistemológicas dos professores e em suas decorrentes traduções em metodologias de ensino percebemos como um ponto essencial que o formador agiu, no programa, em consonância com as ações esperadas dos professores, ou seja, ele ensinou através do próprio exemplo, proporcionando a vivência necessária para uma mudança de paradigma sobre as ações educacionais. Verba volant, exempla trahunt.
  • DOI: 10.11606/T.48.2010.tde-30082010-105936
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-07-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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