skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estratégia para identificar erros conceituais de química incompreensões em torno da aprendizagem de geometria molecular

Kleyfton Soares da Silva Paulo Rogerio Miranda Correia

RBPEC • Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte v. 23, p. 01-21, 2023

Belo Horizonte 2023

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Estratégia para identificar erros conceituais de química incompreensões em torno da aprendizagem de geometria molecular
  • Autor: Kleyfton Soares da Silva
  • Paulo Rogerio Miranda Correia
  • Assuntos: VISUALIZAÇÃO
  • É parte de: RBPEC • Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte v. 23, p. 01-21, 2023
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u579599. Acesso em: 30 ago. 2023
  • Descrição: Estudos acerca de erros conceituais de geometria molecular foram majoritariamente realizados no âmbito internacional e revelaram concepções errôneas importantes para a compreensão das dificuldades de aprendizagem. No entanto, não há pesquisas explorando erros conceituais associados à percepção espacial das moléculas no estudo da geometria molecular. O objetivo desta pesquisa foi identificar e avaliar erros conceituais associados à aprendizagem de geometria molecular por meio da elaboração e aplicação de um teste diagnóstico de dois níveis. Utilizou-se uma metodologia mista para a categorização e análise dos dados coletados de 55 estudantes ingressantes no nível superior (graduação em biotecnologia) de uma universidade pública. O estudo revelou erros importantes acerca das noções de geometria molecular e nos convidam a refletir sobre estratégias didáticas para os diferentes níveis de ensino (médio e superior). Verificou-se que estudantes possuem dificuldades para entender diferentes aspectos de múltiplas representações, afetando negativamente a compreensão da transição entre uma representação bidimensional e tridimensional. As duas primeiras questões do teste diagnóstico de dois níveis permitiram identificar cinco erros conceituais associados com a percepção tridimensional das moléculas, evidenciando que estudantes possuem concepções equivocadas acerca da relação entre a disposição espacial e os princípios que a fundamenta
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 01-21.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.