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A capacidade diagnóstica do professor de educação infantil um caminho para o conhecimento da terapia ocupacional

Maria Cecília Leite de Moraes Paulo Rogério Gallo; Fernando Lefèvre

2002

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (https://doi.org/10.11606/T.6.2002.tde-18062021-181805 )(Acessar)

  • Título:
    A capacidade diagnóstica do professor de educação infantil um caminho para o conhecimento da terapia ocupacional
  • Autor: Maria Cecília Leite de Moraes
  • Paulo Rogério Gallo; Fernando Lefèvre
  • Assuntos: SAÚDE ESCOLAR; PERCEPÇÃO; TERAPIA OCUPACIONAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Coleção Audioteca da FSP/USP
  • Descrição: Tem como objetivo primeiro identificar a percepção do professor da escola de educação infantil sobre o aluno considerado, sob sua ótica, "diferente" do grupo, e conhecer o tipo de atuação do professor em relação a este aluno. Outro aspecto contemplado neste trabalho foi divisar o conhecimento do professor da escola de educação infantil acerca da Terapia Ocupacional e suas funções. Para tais intentos optou-se por um estudo de corte qualitativo utilizando como instrumento a Análise do Discursos do Sujeito Coletivo (Lefèvre, 1999). A pesquisa foi feita junto a trinta professoras de pré-escola pertencentes a rede pública de ensino do Município de Taboão da Serra. A investigação trouxe informações bastante significativas destacando-se: a diversidade de percepção/conceituação sobre o que é uma criança "diferente", a complexidade nas abordagens quando da presença da criança "diferente" e o desconhecimento sobre a Terapia Ocupacional e suas funções. De posse destas considerações salienta-se a importância de continuidade do trabalho tanto para a contribuição no processo de formação de professor de educação infantil nas diferenças observáveis no aluno, como no tocante à divulgação do trabalho da Terapia Ocupacional junto a estes. Cabe o destaque e o papel e função do professor da escola de educação infantil no que tange o desenvolvimento/aprendizagem da criança pequena. Constata-se que o papel do professor da escola de educação infantil deve incorporar formas de ensino não convencionais, do ponto de vista da cultura, um trabalho permeado pela flexibilidade e não somente na rotina estabelecida.
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 143 p anexos.
  • Idioma: Português

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