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Programas de qualidade em hospitais do Município de São Paulo

Vera Lúcia Bonato Vitória Kedy Cornetta

2003

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (https://doi.org/10.11606/T.6.2003.tde-04012021-114013 )(Acessar)

  • Título:
    Programas de qualidade em hospitais do Município de São Paulo
  • Autor: Vera Lúcia Bonato
  • Vitória Kedy Cornetta
  • Assuntos: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR; ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE; CONTROLE DA QUALIDADE; HOSPITAIS PÚBLICOS; HOSPITAIS PRIVADOS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo foi realizado em amostra constituída por Instituções públicas e privadas do município de São Paulo, com o objetivo de entender como os Gestores de Qualidade compreendem conceitualmente a Qualidade no Setor Saúde. Outro objetivo adestacar foi o mapeamento das práticas de Qualidade adotadas nas Instituições, e os valores atribuídos a estes Sistemas por seus Gestores. O trabalho de campo foi realizado com oito hospitais, do referido município, escolhidos intencionalemte,utilizando-se como critério fundamental a existência de Programas de Qualidade. As entrevistas ocorreram com o profissional indicado pelo hospital, ligado à Gestão de Qualidade. O método de pesquisa foi quali-quantitativa, e a estratégicametodológica para análise foi o Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, além de análise quantitativa. Diferentes repesentações sociais foram extraídas dos discursos dos entrevistados, e demosntram os diferentes olhares existentes, no tocante àQualidade na Saúde. Identificou-se que os métodos de certificação têm tido mais adesão dentre os pesquisadores, destacando-se a ISO, na maior parte deles, seguida da Acreditação. Não foi encontrado nenhum dos hospitais trabalhando comSistemáticas de Premiação, como o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ ou Programa de Qualidade do Governo Federal - PQGF. Na análise constatou-se que as Instituições iniciam seus processos de Qualidade optando por uma determinada linha detrabalho e ferramentas de caráter dirigido e focado. Em seguida, tendem a optar por instrumentos mais abrangentes, agregando novos elementos em seu sistema de Qualidade.(AU)
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: [206] p tab.
  • Idioma: Português

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