skip to main content

O panorama das internações por condições sensíveis à atenção primária no distrito de Pedreira no município de São Paulo

Renata Laszlo Torres Tânia Cristina Morais Santa Barbara Rehem; Suely Itsuko Ciosak; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) (17. 2009 Ribeirão Preto)

São Paulo, 2009

São Paulo 2009

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CIOSAK, S. I. doc 40 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O panorama das internações por condições sensíveis à atenção primária no distrito de Pedreira no município de São Paulo
  • Autor: Renata Laszlo Torres
  • Tânia Cristina Morais Santa Barbara Rehem; Suely Itsuko Ciosak; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) (17. 2009 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: HOSPITALIZAÇÃO; ATENÇÃO PRIMÀRIA À SAÙDE
  • É parte de: São Paulo, 2009
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: 1. Objetivo: Internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) se constituem num indicador indireto de avaliação de acesso e efetividade desse nível de atenção. Considerando que o Ministério da Saúde adotou o uso do mesmo recentemente, justifica-se a realização deste estudo que busca conhecer o perfil das ICSAP do Hospital de Pedreira, no município de São Paulo em 2007. 2. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo, com uso de dados secundários, os quais foram obtidos por meio do SIH/SUS, com base na Lista Brasileira de ICSAP. Os dados foram gerados por município de residência do paciente, utilizando-se o aplicativo Tabwin Versão 3.5, desenvolvido pelo DATASUS/MS. 3. Resultados: Segundo dados do SIH/SUS, ocorreram 15.818 internações no ano de 2007 no hospital de Pedreira, sendo que 3.462 (21,9%) foram por ICSAP. Ao analisar o comportamento dessas internações, considerando o município de residência, São Paulo obteve a maior participação com 3.453 internações (99,7%), seguido de Diadema com 8 internações, e Crato com 1 internação. Quanto ao diagnóstico das ICSAP, as infecções do rim e trato urinário apareceram nos três municípios. Chama atenção que no município de Diadema 50% das internações por CSAP foram por doenças relacionadas ao pré-natal e parto; seguidas por pneumonias bacterianas; hipertensão, insuficiência cardíaca, e Infecção no rim e trato urinário, cuja participação no total das ICSAP correspondeu, cada uma delas, a 12,5%. No
    município de São Paulo, as três primeiras causas foram pneumonias bacterianas (21,7%), infecção do rim e trato urinário (12,4%) e hipertensão (9,9%). Evidencia-se nos dados de ICSAP desse município a presença de internações relacionadas ao parto e pré-natal e doenças preveníveis por imunização e condições sensíveis, conforme gráfico. 4. Conclusões: Como era de se esperar o maior percentual de ICSAP é procedente do município de São Paulo considerando que se trata de diagnósticos que devem ser resolvidos pelo sistema local de saúde, mais especificamente pela atenção básica. Nesse sentido chama atenção o fato das ICSAP por parto e pré-natal e doenças preveníveis por imunização e condições sensíveis, considerando que historicamente essas ações vêm sendo desenvolvidas pela atenção básica (AB). Dessa forma esse estudo nos remete a duas questões: essas internações ocorreram em função da falta de efetividade da AB ou dificuldade de acesso desses pacientes a esse nível de atenção?
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: res. 1503.; 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.