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Desafios (e dilemas) para inserir "Sustentabilidade" nos currículos de administração um estudo de caso

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias Carolina Bohorquez Herrera; Myrt Thânia de Souza Cruz

RAM. Revista de Administração Mackenzie São Paulo v. 14, n. 3, p. 119-153, maio/jun. 2013

São Paulo 2013

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  • Título:
    Desafios (e dilemas) para inserir "Sustentabilidade" nos currículos de administração um estudo de caso
  • Autor: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias
  • Carolina Bohorquez Herrera; Myrt Thânia de Souza Cruz
  • Assuntos: SUSTENTABILIDADE; ADMINISTRAÇÃO (ENSINO); ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: RAM. Revista de Administração Mackenzie São Paulo v. 14, n. 3, p. 119-153, maio/jun. 2013
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712013000300006>. Acesso em: 19 mar. 2014
  • Descrição: Apesar de quase três décadas de intensos debates em torno da temática sustentabilidade, permanecem uma série de indefinições sobre este tema, o que desperta indagações sobre suas delimitações, seus traços definidores, seu potencial de inovação, sua interdisciplinaridade e capacidade de diálogo de suas interfaces com outros campos de conhecimento e de prática. Nesse contexto, este artigo pretende analisar os desafios (e dilemas) enfrentados por uma Instituição de Ensino Superior para inserção da disciplina "sustentabilidade" no curso de administração. Isto se reflete nas estratégias e práticas tanto no âmbito da gestão empresarial, como no que tange ao projeto pedagógico e às práticas de ensino de aprendizagem utilizadas para a formação de futuros administradores. Assim, a construção do artigo está baseada em pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e na vivência dos autores como docentes no curso de administração, selecionado por conveniência. Organizaram-se os dados e as informações da experiência, por meio de estudo de caso em um contexto de pesquisa exploratória. Diferentes variáveis de inserção da temática de sustentabilidade foram analisadas, envolvendo desde as disciplinas que contemplam o projeto pedagógico e seus conteúdos até a análise das estratégias didático-pedagógicas adotadas. Nesta direção, a experiência analisada revelou que permanecem desafios para a implementação de projetos pedagógicos que privilegiem novos modelos de ensino-aprendizagem e sobretudo exigem novas competências na formação docente. Deste modo, mudanças em direção à sustentabilidade requerem mais do que apenas repensar o conteúdo dos currículos de ensino ou assinar acordos internacionais. Exigem das instituições compromissos mais profundos para se transformarem em comunidades-aprendizes que trabalham em prol da sustentabilidade.
    A análise aqui empreendida revela que é necessário criar uma agenda institucional em que se busca "aprender para a sustentabilidade" como forma de a IES ensinar, aprender e atuar. Também evidencia que a universidade (em especial as escolas de administração) é um local privilegiado, que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas, atitudes e comportamentos inovadores em todos os ambientes onde o futuro administrador possa estar envolvido
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 119-153.
  • Idioma: Português

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