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The evolution model of Uppsala in light of the complex adaptive systems approach/A evolucao do modelo de Upssala a luz da abordagem dos sistemas adaptativos complexos

Silva, Rennaly Alves da ; de Moraes, Walter Fernando Araujo

Internext, 2013-12, Vol.8 (3), p.63

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

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  • Título:
    The evolution model of Uppsala in light of the complex adaptive systems approach/A evolucao do modelo de Upssala a luz da abordagem dos sistemas adaptativos complexos
  • Autor: Silva, Rennaly Alves da ; de Moraes, Walter Fernando Araujo
  • É parte de: Internext, 2013-12, Vol.8 (3), p.63
  • Descrição: The behavioral approach to the internationalization of companies explains that the movements toward external markets occur in accordance with the increasing commitment of resources to mitigate the effects of uncertainty and reduce the perception of risk. Evidence indicates that the theories and practices developed in the domestic market may not be able to explain the reality of companies that operate in international markets. Thus, the Paradigm of Complexity presents itself as a comprehensive alternative to realize the relationships within organizations and markets. Accordingly, the aim of this theoretical paper is to analyze the evolution of the Uppsala Model between years 1975 and 2010 with the understanding of the companies in the process of internationalization as Complex Adaptive Systems, in accordance with the Model Kelly and Allison (1998). Four propositions are presented that show the links between the approaches. The most surprising is the perception that the conceptual evolution of the Uppsala Model seems to accompany the evolution of complexity levels, presented in Model Kelly and Allison. Keywords: Internationalization; Uppsala Model; Paradigm of Complexity, Complex Adaptive Systems. A abordagem comportamental sobre a internacionalizacao das empresas explica que os movimentos em direcao aos mercados externos ocorrem de forma incremental, com o comprometimento crescente dos recursos para amenizar os efeitos da incerteza e reduzir a percepcao sobre os riscos. Evidencias indicam que as teorias e as praticas desenvolvidas para o mercado domestico podem nao ser capazes de explicar a realidade das empresas que atuam em mercados internacionais. Assim, o Paradigma da Complexidade apresenta-se como uma alternativa mais abrangente para perceber as relacoes dentro das organizacoes e com os mercados. Nesse sentido, o objetivo do ensaio teorico e analisar a evolucao do Modelo de Uppsala entre os anos de 1975 e 2010 com o entendimento das empresas em processo de internacionalizacao como Sistemas Adaptativos Complexos, de acordo com o Modelo de Kelly e Allison (1998). Sao apresentadas quatro proposicoes que evidenciam as ligacoes existentes entre as abordagens. O mais surpreendente e a percepcao de que a evolucao conceitual do Modelo de Uppsala parece acompanhar os niveis de evolucao da complexidade apresentados no Modelo de Kelly e Allison. Palavras-chave: Internacionalizacao; Modelo de Uppsala; Paradigma da Complexidade; Sistemas Adaptativos Complexos.
  • Editor: Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Idioma: Espanhol

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