skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A formação universitária o olhar dos estudantes para as atividades complementares

Ana Maria Cervato-Mancuso Nadine Marques Nunes; Elisabete Agrela de Andrade; Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (1. 2015 São Paulo)

Anais São Paulo : Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG, 2015

São Paulo 2015

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A formação universitária o olhar dos estudantes para as atividades complementares
  • Autor: Ana Maria Cervato-Mancuso
  • Nadine Marques Nunes; Elisabete Agrela de Andrade; Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (1. 2015 São Paulo)
  • Assuntos: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS -- FORMAÇÃO; NUTRIÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
  • É parte de: Anais São Paulo : Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG, 2015
  • Notas: Disponível em: <https://congressograduacao.usp.br/2016/wp-content/uploads/2017/02/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf>. Acesso em: 08 maio 2018
  • Descrição: Introdução: Diante do contexto de avanços tecnológicos e da adequação das formas de ensino ao mundo do trabalho, a Educação Superior vem sendo convidada a reinventar suas práticas pedagógicas, para possibilitar oportunidades de aprendizagens e para produzir ou transformar as experiências que cada sujeito tem de si. Objetivo: conhecer os valores e significados atribuídos, por estudantes do curso de Nutrição da USP, às suas experiências de extensão universitária como subsídio para implantação de novo projeto político pedagógico. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando-se o grupo focal como técnica de coleta de dados. Foram realizados cinco grupos, divididos entre as principais atividades realizadas: Empresa Júnior; Iniciação Científica; Associação Atlética; Clínica de Nutrição e Jornada Universitária. Resultados: A partir das informações coletadas nas falas dos alunos, fica claro que, de modo geral, os alunos consideram as atividades de extensão como ferramentas fundamentais no enriquecimento de sua formação pessoal e profissional, ainda que cada tipo de extensão tenha maior enfoque em alguns tipos de habilidade e competências, cumprindo, assim, com alguns dos objetivos principais das atividades de cultura e extensão apresentadas pela USP. Dentre elas, destacam-se: autonomia, autoconfiança, comunicação interpessoal, comunicação social, trabalho em equipe, visão ampliada dos problemas e das necessidades sociais, conhecimento técnico e teórico específico, atenção integral, contato com a realidade profissional, entre outras.
    Discussão: Desde o início da formação, o desenvolvimento de responsabilidades e reconhecimento da importância das disciplinas de cunho social e educativo são aspectos inerentes à prática profissional. O enfrentamento dessa complexidade exige recursos cognitivos e afetivos diversos para enfrentar a realidade. Nesse contexto, a vivência promovida por estas diferentes atividades pode ser uma diretriz do curso de graduação como um todo pois apresentam a realidade da vida e das situações a serem enfrentadas na profissão que não se resolvem dentro de uma ou outra disciplina. Conclusão: Conclui-se que as atividades de extensão universitária contribuem tanto para que, especificamente na área da saúde, os projetos pedagógicos sejam flexíveis para a incorporação dessas atividades
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 268.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.