skip to main content
Tipo de recurso Ver resultados con: Ver resultados con: Sumario

Estudantes em tempo integral no campo: aprendizagens, processos e sentidos

Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de

Cadernos de Pesquisa, 2016-09, Vol.46 (161), p.756-782 [Revista revisada por pares]

Fundação Carlos Chagas

Texto completo disponible

Citas Citado por
  • Título:
    Estudantes em tempo integral no campo: aprendizagens, processos e sentidos
  • Autor: Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
  • Materias: Aprendizagem ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação no Campo ; Escola de Tempo Integral
  • Es parte de: Cadernos de Pesquisa, 2016-09, Vol.46 (161), p.756-782
  • Descripción: Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca compreender as relações que estudantes dos anos finais do ensino fundamental estabelecem como saber no contexto da Escola em Tempo Integral no campo. O referencial teórico são as contribuições de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. Participaram do estudo 67 estudantes de três escolas do campo, e o material empírico foi produzido por "balanço de saber" e "entrevistas". A análise evidencia o peso das aprendizagens escolares e os descompassos entre o corpo e os modos de vida no campo. As conclusões apontam para a necessidade de incorporação da Educação do Campo no debate sobre o tempo integral e para a valorização da arte, do corpo e do movimento como aprendizagens válidas na ampliação da jornada escolar.
  • Editor: Fundação Carlos Chagas
  • Idioma: Portugués;Inglés

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora