skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá

Testa, Adriana Queiroz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-06-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
  • Autor: Testa, Adriana Queiroz
  • Orientador: Santos, Marcos Ferreira dos
  • Assuntos: Educação Escolar Indígena; Educação Indígena; Guarani Mbyá; História Oral; Memória; Memory; Indigenous School Education; Indigenous Education; Guarani Mbya; Oral History
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-06-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.