skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
A Biologia do conhecer na educação: interlocuções com a Pedagogia Libertadora
Sousa, Jennifer Caroline De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-02
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A Biologia do conhecer na educação: interlocuções com a Pedagogia Libertadora
Autor:
Sousa, Jennifer Caroline De
Orientador:
Malachias, Maria Elena Infante
Assuntos:
Epistemologia
;
Paulo Freire
;
Etnografia Escolar
;
Fundamentos Da Educação
;
Humberto Maturana
;
Fundamentals Of Education
;
Epistemology
;
School Ethnography
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta tese toma como referências centrais dois pensadores latino-americanos, Humberto Maturana e Paulo Freire. Contemporâneos, a comemoração do centenário de nascimento de Freire coincidiu com a morte de Maturana em 2021. Embora não seja sabido se chegaram a se encontrar em vida, visto que o educador e filósofo brasileiro viveu parte de seu exílio em território chileno, aqui são propostos alguns pontos de contato entre os seus pensamentos. Diferentemente da filosofia e pedagogia freirianas, notabilizadas e difundidas no Brasil e no mundo, a história das ideias do neurobiólogo de Santiago é relativamente desconhecida, embora no campo educacional se observe nos últimos anos o crescente interesse pela sua obra. Nesse sentido, estabeleceu-se como objetivo geral deste trabalho apresentar as origens e os fundamentos da Biologia do Conhecer e discutir suas implicações para a educação em diálogo com a Pedagogia Libertadora, do qual derivaram três objetivos específicos: a) contextualizar histórica e cientificamente a produção intelectual de Humberto Maturana e evidenciar a recepção de seu pensamento na pesquisa educacional; b) explorar e analisar a experiência de uma escola particular paulista inspirada na teoria maturaniana; c) delinear convergências ontológicas e epistemológicas entre os pressupostos da Biologia do Conhecer e da Pedagogia Libertadora. Para tanto, este estudo adotou as abordagens conceitual e não conceitual empregadas na área da História da Ciência para reconstituir o contexto histórico e científico em que a obra de Maturana se desenvolveu; assumiu a metodologia do estudo de caso etnográfico e a Análise Textual Discursiva como ferramenta analítica para a investigação e a análise da escola; e realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a vida e a obra de Freire, a fim de evidenciar conexões com o pensamento maturaniano. Destaca-se a trajetória intelectual de Maturana, cuja produção o projetou como um dos principais expoentes do movimento cibernético na América do Sul e o tornou reconhecido pela abordagem singular sobre os fenômenos da vida e do conhecer. A repercussão de suas ideias no campo da pesquisa educacional brasileira se mostra como uma apropriação difusa e relativamente recente, em contraste com a realidade da instituição escolar investigada, que admite a referência do autor na idealização, na organização do espaço e no trabalho da escola, apostando numa pedagogia da convivência. As convergências entre Maturana e Freire se situam nos sentidos atribuídos por ambos à origem e à natureza do humano, ao conhecimento como criação, à abertura ontológica dos fenômenos biológico e histórico e à humanização como ideal e processo da educação. Tais interlocuções sustentam a possibilidade de conciliação entre fundamentos biológicos e filosóficos da educação em favor de práticas educativas emancipadoras.
DOI:
10.11606/T.48.2023.tde-14042023-134445
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2023-03-02
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript