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A Biologia do conhecer na educação: interlocuções com a Pedagogia Libertadora

Sousa, Jennifer Caroline De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-02

Acesso online

  • Título:
    A Biologia do conhecer na educação: interlocuções com a Pedagogia Libertadora
  • Autor: Sousa, Jennifer Caroline De
  • Orientador: Malachias, Maria Elena Infante
  • Assuntos: Epistemologia; Paulo Freire; Etnografia Escolar; Fundamentos Da Educação; Humberto Maturana; Fundamentals Of Education; Epistemology; School Ethnography
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese toma como referências centrais dois pensadores latino-americanos, Humberto Maturana e Paulo Freire. Contemporâneos, a comemoração do centenário de nascimento de Freire coincidiu com a morte de Maturana em 2021. Embora não seja sabido se chegaram a se encontrar em vida, visto que o educador e filósofo brasileiro viveu parte de seu exílio em território chileno, aqui são propostos alguns pontos de contato entre os seus pensamentos. Diferentemente da filosofia e pedagogia freirianas, notabilizadas e difundidas no Brasil e no mundo, a história das ideias do neurobiólogo de Santiago é relativamente desconhecida, embora no campo educacional se observe nos últimos anos o crescente interesse pela sua obra. Nesse sentido, estabeleceu-se como objetivo geral deste trabalho apresentar as origens e os fundamentos da Biologia do Conhecer e discutir suas implicações para a educação em diálogo com a Pedagogia Libertadora, do qual derivaram três objetivos específicos: a) contextualizar histórica e cientificamente a produção intelectual de Humberto Maturana e evidenciar a recepção de seu pensamento na pesquisa educacional; b) explorar e analisar a experiência de uma escola particular paulista inspirada na teoria maturaniana; c) delinear convergências ontológicas e epistemológicas entre os pressupostos da Biologia do Conhecer e da Pedagogia Libertadora. Para tanto, este estudo adotou as abordagens conceitual e não conceitual empregadas na área da História da Ciência para reconstituir o contexto histórico e científico em que a obra de Maturana se desenvolveu; assumiu a metodologia do estudo de caso etnográfico e a Análise Textual Discursiva como ferramenta analítica para a investigação e a análise da escola; e realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a vida e a obra de Freire, a fim de evidenciar conexões com o pensamento maturaniano. Destaca-se a trajetória intelectual de Maturana, cuja produção o projetou como um dos principais expoentes do movimento cibernético na América do Sul e o tornou reconhecido pela abordagem singular sobre os fenômenos da vida e do conhecer. A repercussão de suas ideias no campo da pesquisa educacional brasileira se mostra como uma apropriação difusa e relativamente recente, em contraste com a realidade da instituição escolar investigada, que admite a referência do autor na idealização, na organização do espaço e no trabalho da escola, apostando numa pedagogia da convivência. As convergências entre Maturana e Freire se situam nos sentidos atribuídos por ambos à origem e à natureza do humano, ao conhecimento como criação, à abertura ontológica dos fenômenos biológico e histórico e à humanização como ideal e processo da educação. Tais interlocuções sustentam a possibilidade de conciliação entre fundamentos biológicos e filosóficos da educação em favor de práticas educativas emancipadoras.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-14042023-134445
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-03-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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