skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Saberes em diálogo comunidade, escola e universidade na construção da educação escolar quilombola no município de Barra do Turvo-SP

Valeria de Marcos Júlio César Augusto do Valle; Fernanda Padovesi Fonseca; Encontro de Educação Escolar Quilombola (2. 2021 Nossa Senhora do Livramento-MT, BR)

Anais Cuiabá v. 1, n. 1, p. 15-16, 2021

Cuiabá 2021

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Saberes em diálogo comunidade, escola e universidade na construção da educação escolar quilombola no município de Barra do Turvo-SP
  • Autor: Valeria de Marcos
  • Júlio César Augusto do Valle; Fernanda Padovesi Fonseca; Encontro de Educação Escolar Quilombola (2. 2021 Nossa Senhora do Livramento-MT, BR)
  • Assuntos: QUILOMBOLAS -- EDUCAÇÃO; INTERDISCIPLINARIDADE; TRANSDISCIPLINARIDADE
  • É parte de: Anais Cuiabá v. 1, n. 1, p. 15-16, 2021
  • Notas: Disponível em: https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/saemec/encontroqui2021. Acesso em: 13 set. 2023
  • Descrição: Como resultados das ações previstas pelos Programas Brasil Quilombola e Agenda Social Quilombola, foram homologadas as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 2010, que indicaram os aspectos que as políticas públicas educacionais devem cumprir para que o racismo, o preconceito e a desigualdade étnico-racial sejam combatidos e para que possam ser garantidos os direitos educacionais aos povos tradicionais quilombolas na forma de uma modalidade de ensino própria, esta última definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2013. No Vale do Ribeira a discussão sobre a educação quilombola (EQ) se ampliou, culminando na realização de 4 audiências públicas promovidas pela Defensoria Pública de Registro-SP em 2015, mas pesquisas realizadas sobre a implantação da EQ em Barra do Turvo identificaram, de um lado, o desconhecimento por parte de alguns docentes entrevistados sobre a existência das comunidades quilombolas no município e, de outro, o tratamento da temática delegado em geral a professores de história e, com frequência, tratado como algo do passado, sem articulação com as comunidades locais. Tal realidade impulsionou nos a construção de estratégias de articulação entre as escolas e as comunidades do município, resultando no projeto Mostra Modo de Vida e Cultura dos Quilombos do Rio Turvo que, por sua vez, culminou no projeto inter e transdisciplinar “Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação escolar quilombola no município de Barra do Turvo-SP”, iniciado em 2019 e tema do presente trabalho. Aqui apresentamos um recorte das estratégias articuladas a partir da elaboração do projeto, visando a construção de uma educação quilombola territorialmente referenciada junto às escolas da rede pública municipal, a partir da
    da articulação dos saberes e práticas das comunidades quilombolas, das práticas docentes dos professores da rede pública e dos conhecimentos produzidos em diferentes áreas cientificas da universidade. A possibilidade de construção conjunta e com os diferentes saberes que se articulam e dialogam sem hierarquização tem permitido um aprendizado coletivo com ganhos para todos os envolvidos. A construção da proposta tem se dado à luz dos ensinamentos de Paulo Freire: uma educação libertadora, socialmente empenhada, capaz de permitir aos sujeitos que a constroem conhecer a fundo a realidade em que vivem para, quiçá, transformá-la. Entre os principais resultados alcançados podemos apontar a construção coletiva, não trivial, das ações do projeto, o que pressupõe o exercício da escuta respeitosa, a abertura para a aceitação do ponto de vista do outro e a disponibilidade para a construção de projetos educacionais a partir de pontos de vistas plurais. Esse processo permite aos estudantes de graduação, graças à abordagem inter/transdisciplinar, a) compreender como os mesmos saberes aprendidos na universidade são ressignificados/vividos/reinterpretados na realidade das comunidades quilombolas e na sala de aula na educação infantil e no ensino fundamental I (níveis com os quais raramente entrariam em contato no seu percurso formativo); b) ampliar a compreensão sobre a produção do conhecimento interdisciplinar; c) refletir acerca das escolhas teóricas na abordagem dos conteúdos; d) desvendar os desafios e potenciais caminhos para a construção de um diálogo horizontal entre saber popular e saber científico; e) participar da construção de um conhecimento socialmente comprometido produzido pela universidade.
  • Editor: Cuiabá
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 15-16.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.