skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia

Aguirre, Ana Maria de Barros ; Herzberg, Eliana ; Pinto, Elizabeth Batista ; Becker, Elisabeth ; Carmo, Helena Moreira e Silva ; Santiago, Mary Dolores Ewerton

Psicologia USP, 2000, Vol.11 (1), p.49-62 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia
  • Autor: Aguirre, Ana Maria de Barros ; Herzberg, Eliana ; Pinto, Elizabeth Batista ; Becker, Elisabeth ; Carmo, Helena Moreira e Silva ; Santiago, Mary Dolores Ewerton
  • É parte de: Psicologia USP, 2000, Vol.11 (1), p.49-62
  • Descrição: Neste artigo visamos destacar aspectos que consideramos fundamentais para o processo de ensino / aprendizagem em Psicologia Clínica, baseados na nossa experiência como supervisores da disciplina de psicodiagnóstico para estagiários da graduação em Psicologia. Delineamos nossa sistemática de trabalho na disciplina, que segue um referencial psicanalítico e enfocamos particularmente a questão da formação da atitude clínica do estagiário em relação ao cliente. Procuramos mostrar as inter-relações da mesma com o enquadramento de trabalho e com o processo de formação da identidade profissional do psicólogo, enfatizando o papel da supervisão. Apontamos a necessidade de novos estudos e pesquisas, bem como de discussões entre supervisores, psicólogos e estudantes, sobre assuntos tais como o processo de ensino/aprendizagem clínicos e a habilitação de psicólogos para o exercício clínico. In this paper, we highlight aspects we consider fundamental in the clinical teaching/learning process, according to our experience as supervisors of psychological assessment (we point out that in Brazil this clinical practice takes place during undergraduate studies). After presenting our outline of work, which follows a psychoanalytical approach, we focus particularly on the student's development of a clinical attitude toward the patient. We show its connections with the establishment of the clinical setting and the process of acquiring a professional identity. The ultimate role of the supervision, in these aspects, is also emphasised. Further research, as well as discussions among supervisors and psychologists, are necessary, regarding issues like the process of clinical teaching/learning and also the licensing of psychologists.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.