skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
General Search
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
General Search
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
Carlos Adriano
Anais do Museu Paulista, 2018-01, Vol.26
[Peer Reviewed Journal]
Universidade de São Paulo, Museu Paulista
Full text available
Citations
Cited by
View Online
Details
Reviews & Tags
More
Times Cited
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
O mutoscópio de Santos Dumont e a poética
do
found footage
Author:
Carlos Adriano
Subjects:
Arquivo
;
Cinema
;
Found Footage
;
Museu
Paulista
da
USP
;
Reapropriação
;
Santos Dumont
Is Part Of:
Anais
do
Museu
Paulista
, 2018-01, Vol.26
Description:
O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção
do
Museu
Paulista
da
Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração
do
objeto, são abordados o gênero e os procedimentos
da
reapropriação cinematográfica de arquivo (found footage), apresentando um esboço de taxonomia com suas variantes básicas e mencionando o filme experimental de found footage Santoscópio = Dumontagem, realizado em 2010 como consequência
da
restauração
do
filme-mutoscópio de 1901. São apontadas algumas questões corolárias a partir de conceitos apropriados e trazidos ao contexto, como o
da
meta-história de Hollis Frampton, o
da
alegoria das ruínas de Walter Benjamin e o
da
imagem sobrevivente de Aby Warburg. O artigo pretende ainda propor a reapropriação de arquivo como método e poética.
Publisher:
Universidade de São Paulo,
Museu
Paulista
Language:
English
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
8
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript