skip to main content

Análise espaçotemporal da qualidade do ar em vias urbanas por meio de redes de sensores com nós embarcados em ônibus coletivos.

Santos, Alessandro Santiago Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2017-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise espaçotemporal da qualidade do ar em vias urbanas por meio de redes de sensores com nós embarcados em ônibus coletivos.
  • Autor: Santos, Alessandro Santiago Dos
  • Orientador: Cintra, Jorge Pimentel
  • Assuntos: Mapas Temáticos; Qualidade Do Ar; Sig; Its; Sistemas Inteligentes De Transportes; Redes De Sensores Sem Fio; Cidades Inteligentes; Cartografia; Análise Espaçotemporal; Thematic Maps; Smart Cities; Air Quality; Gis; Spatio-Temporal Analysis; Digital Cartography; Wireless Sensor Networks
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: Os veículos que compõem o tráfego urbano são considerados como o principal agente causador de poluição afetando diretamente a qualidade do ar nas cidades, sendo um desafio ter mecanismos de monitoramento que possibilitem uma visão geral das condições ambientais. Para proporcionar uma visão abrangente seria necessário um grande número de estações fixas de monitoramento da qualidade do ar, além de um incremento constante para acompanhar o crescimento da cidade. Neste cenário, surge a oportunidade de instrumentação de ônibus coletivo com sensores que medem a qualidade do ar durante seu trajeto, assim aproveitando as características de mobilidade do transporte público, o qual transita em áreas povoadas, com postura dinâmica de crescimento, adaptando-se de forma coerente à mutabilidade populacional e geográfica da cidade. A presente tese apresenta novas formas de realizar análises espaçotemporais da qualidade do ar de regiões urbanas. Os modelos cartográficos criados permitem analisar regiões mapeadas usando perspectivas espaciais e temporais com informações obtidas de kits sensores móveis, para análises a cada 100 metros, promovendo uma resolução maior que os modelos tradicionais de monitoramento (escala quilométrica), os quais ainda não oferecem esta possibilidade. Esta maior resolução permite uma nova perspectiva de análises de microrregiões e, desta forma, permite que os especialista ou gestores urbanos possam entender melhor as situações, ao utilizarem as ferramentas e recursos apresentados pela presente tese. Para atingir os objetivos optou-se pela criação e validação de um kit sensor para ser hospedado em ônibus coletivo, o qual foi validado e testado, quanto à sua eficiência de medição. Este kit foi integrado a uma plataforma computacional construída para extrair e processar informações com algoritmos matemáticos. Todos os componentes da plataforma foram legitimados com experimentos que confirmaram as hipóteses inicialmente formuladas para validação. E por fim, mapeamentos com mais de 70 mil pontos foram utilizados na criação de modelos espaçotemporais para realização de estudo de caso de regiões da cidade de São Paulo, os quais demostraram os usos potenciais das proposições desta tese.
  • DOI: 10.11606/T.3.2018.tde-26022018-151028
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2017-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.