skip to main content

Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC)

Corazza, Helena

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-03-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC)
  • Autor: Corazza, Helena
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Sujeito; Educomunicação; Pastoral Da Comunicação; Interface; Linguagens; Subject; Languages; Educommunication; Communication Pastoral
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nesta tese procurou-se comprovar que o Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), um projeto iniciado em 1982, que se dedica à formação de lideranças pastorais e culturais mediante cursos livres, sistemáticos e publicações, foi decisivo para a emergência da teoria e prática educomunicativa e sua consolidação junto ao segmento da Pastoral da Comunicação no Brasil. O objetivo geral foi pesquisar a Educomunicação na formação para a comunicação de agentes pastorais e educativos a partir do espaço não formal. Há que se destacar que o diálogo da Educomunicação e da formação pastoral se dá no contexto da cultura midiática, em que pela introdução das diferentes tecnologias, novas linguagens são incorporadas ao cotidiano das pessoas no ambiente pastoral, influenciando e desafiando as práticas na evangelização. Os referenciais que serviram de arcabouço teórico para a tese apoiam-se em pesquisadores da Educomunicação, dos Estudos Culturais e da Igreja Católica na abordagem da Pastoral da Comunicação. A pesquisa empírica realizou-se no SEPAC por meio do exame de publicações, monografias elaboradas pelos cursistas de Especialização e por meio de questionários enviados aos mesmos com o objetivo de verificar a experiência realizada, a metodologia e a continuidade em projetos de intervenção, uma vez que a formação integrada compreende reflexão e ação no campo da Educomunicação Pastoral
  • DOI: 10.11606/T.27.2015.tde-18052015-162035
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-03-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.