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Estudo sobre o conhecimento e aceitação dos alunos de fonoaudiologia em relação à educação à distância

D. A. Mantovani Deborah Viviane Ferrari; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2005

Bauru FOB-USP 2005

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  • Título:
    Estudo sobre o conhecimento e aceitação dos alunos de fonoaudiologia em relação à educação à distância
  • Autor: D. A. Mantovani
  • Deborah Viviane Ferrari; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FONOAUDIOLOGIA); ENSINO E APRENDIZAGEM; BAURU(SP)
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2005
  • Descrição: Introdução: Educação a Distância (EAD) é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Sendo assim este novo modelo de ensino só é possível devido à existência de tecnologias que são capazes de superar a distância física entre alunos e professores. Objetivo: A finalidade deste trabalho foi investigar como os estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade na cidade de Bauru - SP exploram os meios interativos de educação. Metodologia: Foi aplicado um questionário a 77 estudantes da graduação em Fonoaudiologia. Este questionário continha 16 questões de múltipla escolha. Resultados: De acordo com os dados obtidos, verificamos que todos (100%) estudantes possuem acesso à internet e e-mails, sendo a maioria (76,8%) com acesso em casa e na faculdade e com conexão rápida (55,9%). Em relação às habilidades com computador 18.1% assinalaram que são principiantes, 76.6% intermediários e 5,20% são avançados. Quando investigamos a freqüência da utilização de microcomputadores a maioria (68,8%) usa e-mails diariamente, editor de texto ao menos uma vez por semana (51,9%), não usa planilha de cálculos (63,7%), faz pesquisa na internet semanalmente (53,3%), não participa de grupo de discussões (72,7%), não participa de bate-papos (48,2%) e faz pesquisa
    bibliográfica ao menos uma vez por semana (45,4%). Sobre o conhecimento em relação a EAD 88,3% já ouviu falar sobre o tema e 11,7% desconhecem; 14,3% participou de cursos à distância e 85,7% não freqüentou cursos não presenciais; 85,7% mostrou interesse de participar de cursos à distância e 14,3% não se interessam; 88,3% acredita que programas de EAD podem auxiliar na formação e melhor qualificação em Fonoaudiologia. Estes valores apresentados sugerem que os ) alunos desta Universidade possuem perfil de acadêmicos preparados e dispostos a um novo método de ensino-aprendizagem. Conclusão: Concluímos este trabalho acreditando que a EAD é uma estratégia capaz de otimizar a formação e aperfeiçoamento do fonoaudiólogo de forma generalista
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 93.
  • Idioma: Português

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