skip to main content

Poéticas do afeto: performance participativa no espaço urbano e na escola pública

Prudente, Marcelo Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-08-16

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Poéticas do afeto: performance participativa no espaço urbano e na escola pública
  • Autor: Prudente, Marcelo Dos Santos
  • Orientador: Martins, Ferdinando Crepalde
  • Materias: Afeto; Arte Socialmente Engajada; Performance Participativa; Programa Performativo; Affect; Participatory Performance; Performative Program; Socially Engaged Art
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas locales: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descripción: Este trabalho discute a performance participativa como prática social artística no Brasil, buscando apresentar a hibridação entre o performer, o professor e os processos de envolvimento do público e dos estudantes em territórios em que a performance é acionada como dispositivo de afeto por meio da experiência. Na primeira parte da dissertação, analisamos corpo e gênero por meio de intervenções urbanas performativas iniciadas na década de 1950, indagadas por experiências propostas pelo artista Flávio de Carvalho em analogia com criações participativas da artista Luanah Cruz, do presente autor, Marcelo Prudente, e seu cônjuge Pedro Orlando, do professor performer Jorge Luiz Silveira e dos os estudantes da Escola Polivalente Modelo de Fortaleza EEFM no Ceará. Essa movimentação de deslocamento do espaço institucionalizado pela arte é apresentada na segunda parte da dissertação, como a multiplicação de corpos por meio de performances participativas do presente autor junto aos estudantes da Escola Estadual Maria José, em São Paulo, em diálogo com o Mutyrão de Imaginação Performativa, Política e Pedagógica do Coletivo Parabelo, com o intuito de alterar as estruturas sociais opressoras impostas por um Estado ausente, possibilitando, assim, intervalos de liberdade e a criação de programas performativos participativos como prática artística social dentro destes ambientes.
  • DOI: 10.11606/D.27.2022.tde-25092023-105512
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Fecha de creación: 2022-08-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora