skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Producción Intelectual USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Producción Intelectual USP
Búsqueda Avanzada
Búsqueda por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Alunos copistas uma análise do processo
de
escrita a partir da perspectiva histórico-cultural
Giuliana Carmo Temple Marilene Proença Rebello
de
Souza
2007
Disponible en
IP - Instituto de Psicologia
(T LB1051 T285a e.1 )
(Obténgalo)
This feature requires javascript
Localizaciones y Reservas
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Solicitaciones
Servicios adicionales
Navegación virtual
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Alunos copistas uma análise do processo
de
escrita a partir da perspectiva histórico-cultural
Autor:
Giuliana Carmo Temple
Marilene Proença Rebello
de
Souza
Materias:
PSICOLOGIA ESCOLAR
;
ENSINO FUNDAMENTAL
;
ALFABETIZAÇÃO
;
ETNOGRAFIA
;
PSICOLOGIA (HISTÓRIA)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descripción:
Esta pesquisa visa ampliar o conhecimento no campo da Psicologia Escolar e Educacional a respeito do processo
de
escolarização das crianças das classes populares. Para tanto, centra-se na constatação
de
um fenômeno presente no dia-a-dia do processo
de
aquisição da escrita das crianças das séries iniciais das escolas públicas paulistas. Trata-se do "aluno copista", ou seja, aquele que somente copia atividades
de
escrita sem, no entanto, compreender
de
fato o sentido do que está escrevendo. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse fenômeno se constitui na vida escolar desses alunos e que sentido a escrita adquire para este grupo
de
alunos copistas, a partir
de
uma perspectiva histórico-cultural. Propusemo-nos a observar as práticas pedagógicas referentes às solicitações
de
escrita no contexto escolar, bem como realizar a reconstrução do percurso escolar dos alunos copistas. Utilizamos a abordagem etnográfica como perspectiva teórico-metodológica no campo da psicologia da educação. Partimos
de
concepções teóricas críticas no campo da Psicologia Escolar e Educacional para entender a vida diária escolar desses alunos, o contexto escolar em que tais situações de aprendizagem são produzidas, e analisamos esta produção à luz da concepção de Luria a respeito da apropriação da escrita pela criança. Durante o ano letivo de 2005, realizamos observações participantes na sala de aula e em outros espaços da escola, entrevistas com os alunos, professoras e
diretora, bem como análise dos cadernos que os alunos utilizavam em sala
de
aula, acompanhando as atividades escolares
de
quatro alunos da terceira série do Ensino Fundamental. Dentre os aspectos analisados, destacamos: a) a organização das atividades pedagógicas, b) a presença
de
uma professora substituta, c) os alunos convivendo com o adoecimento da professora, d) as solicitações
de
escrita, e) as explicações sobre o processo
de
alfabetização, f) as práticas ) pedagógicas produzindo alunos copistas e a identificação das marcas subjetivas e, g) o interesse dos alunos copistas pelas atividades pedagógicas. Constatamos que o percurso escolar desses alunos foi marcado pela exclusão em sala
de
aula, visto que pouco ou nada se lembravam dos dois anos escolares precedentes. No contexto da sala
de
aula, a cópia ocupava espaço
de
destaque dentre as atividades propostas, indo muito além
de
suas funções auxiliares no processo
de
aquisição da escrita. Embora o contexto concreto do processo
de
alfabetização tenha afastado essas crianças do significado do trabalho pedagógico, principalmente pela ausência dos motivos que levam à escrita, havia um interesse visível desses alunos para o aprendizado. Por fim, consideramos que a prática da cópia esvaziada de significado não possibilita a apropriação da linguagem escrita e muito menos a formação de sentido pessoal. Entendemos que para reverter esta realidade e possibilitar que os alunos copistas aprendam a
escrever, é preciso um comprometimento político e uma prática intencional do professor alfabetizador com os estudos referentes à apropriação da linguagem escrita, visando superar práticas pedagógicas inconsistentes e empíricas, bem como a melhoria das condições
de
funcionamento e
de
estrutura do espaço escolar e do trabalho
de
seus profissionais
Fecha de creación:
2007
Formato:
180 p.
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
10
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript