skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Benedita Valladares Ribeiro (1905-1989) formação e atuação

Roberta Maira de Melo Araújo Ana Mae Tavares Bastos Barbosa 1936-

2010

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t700.7 R484a )(Acessar)

  • Título:
    Benedita Valladares Ribeiro (1905-1989) formação e atuação
  • Autor: Roberta Maira de Melo Araújo
  • Ana Mae Tavares Bastos Barbosa 1936-
  • Assuntos: Ribeiro, Benedicta Valladares 1905-1989; ARTE-EDUCAÇÃO -- BRASIL MINAS GERAIS BELO HORIZONTE (MG); EDUCAÇÃO FEMININA -- BRASIL MINAS GERAIS BELO HORIZONTE (MG); PROFESSORES -- BRASIL MINAS GERAIS BELO HORIZONTE (MG); Ensino De Arte; Escola Nova; John Dewey And Education; John Dewey E Educação; New School; Teaching Art
  • Notas: Tese (Doutorado) ; Bibliografia
  • Descrição: Este estudo trata da trajetória profissional de Benedicta Valladares Ribeiro (1905-1989) na Escola Normal Modelo de Belo Horizonte, Minas Gerais, no período de 1926 a 1967. Teve a intenção de verificar se sua formação nos EUA influenciou o desempenho pedagógico da pesquisada, a qual dedicou grande parte de sua vida à educação. De forma pioneira, em 1926 foi em missão oficial do governo de Minas Gerais, com um grupo de professoras, estudar no Teacher's College, na Universidade de Columbia nos Estados Unidos e, ao retornarem, trabalharam na reforma do ensino mineiro, auxiliando na implementação da Escola Nova. A fim de compreender sua atuação, em primeiro lugar foi abordado o governo mineiro de Antônio Carlos de Andrade, no qual Francisco Campos foi secretário do Interior o qual implementou a reforma da educação no Estado. Depois foram abordados outros aspectos relativos à face mulher e à esfera profissional de Benedicta V. Ribeiro. O último capítulo trata da sua trajetória profissional. Para consolidação da pesquisa foram utilizadas cartas pessoais de Benedicta trocadas com a família no período em que esteve nos Estados Unidos, as quais deram voz a essa jovem professora pesquisadora. Foram realizadas também entrevistas com ex-alunas, as quais elucidaram o seu percurso profissional. Destaque-se que a professora, ainda de forma pioneira, acreditava na importância da arte integrada a todo ensino e a necessidade de explorar com as crianças a imagem antes da escrita. O aperfeiçoamento no Teacher's College influenciou significativamente a professora. Ela passou a ser uma admiradora de John Dewey e de outros educadores e filósofos precursores da Escola Nova
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 221 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.