skip to main content

Autoefcácia percebida em desenvolvimento de carreira e interesses proifissionais em estudantes do ensino médio regular e técnico

Mara de Souza Leal Lucy Leal Melo-Silva

2013

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Leal, Mara de Souza )(Acessar)

  • Título:
    Autoefcácia percebida em desenvolvimento de carreira e interesses proifissionais em estudantes do ensino médio regular e técnico
  • Autor: Mara de Souza Leal
  • Lucy Leal Melo-Silva
  • Assuntos: ENSINO MÉDIO; INTERESSES PROFISSIONAIS; Autoeficácia; Interesses Vocacionais; Career Interests |F; High School |; Self-Efficacy; Vocation Interests
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em momentos de mudanças velozes e de instabilidade do mundo do trabalho, investigações sobre constructos, como a autoeficácia e os interesses profissionais, são relevantes, objetivando maior entendimento no que se refere ao desenvolvimento de carreira de jovens e adultos. No âmbito dos modelos sóciocognitivos da carreira de Lent, Brown e Hackett (1994), este estudo visa analisar a relação entre interesses e crenças de autoeficácia, bem como estudar os interesses e a autoeficácia em função da procedência escolar, sexo e nível socioeconômico familiar. Os participantes da pesquisa foram 241 alunos, de ambos os sexos, do terceiro ano do ensino médio, regular e técnico, com idades entre 16 a 20 anos, provenientes de duas instituições públicas de ensino, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados coletivamente foram: (a) Questionário de Identificação; (b) Inventário de Autoeficácia em Desenvolvimento da Carreira (CD-SEI) - versão brasileira e (c) Avaliação dos Interesses Profssionais (AIP). Os resultados não apontaram diferenças significativas na percepção da autoeficácia em desenvolvimento da carreira em relação à procedência escolar e ao sexo; no entanto, em relação ao nível socioeconômico familiar verificou-se que alunos de condições socioeconômicas mais elevadas se percebem mais capazes de lidar com questões relativas ao desenvolvimento da carreira que alunos do nível socioeconômico mais baixo. No que se refere aos interesses profissionais, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas em função da variável nível socioeconômico, porém, verificou-se que os estereótipos de género ainda predominam na formação dos interesses dos adolescentes e que os alunos provenientes do ensino médio técnico possuem interesses mais claros que alunos do ensino médio regular. Foram verificadas correlações baixas, mas estatisticamente
    significativas entre as dimensões e escore total da autoeficácia e as escolhas reais em alguns campos de interesses. Estes resultados indicam pistas para intervenções baseadas no referencial da Teoria Social Cognitiva de Carreira, que visem o trabalho da autoeficácia em desenvolvimento de carreira, principalmente, com estudantes de níveis sociais e económicos mais baixos e que contemplem também questões relativas às diferenças de gênero, no que se refere aos interesses profissionais. No futuro será indicado o estudo das variáveis investigadas em diferentes amostras e inclusão de outras variáveis consideradas importantes para perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira, tais como as expectativas de resultado, os objetivos, o desempenho escolar, dentre outras
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: 131 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.