skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Interfaces entre competências socioemocionais e desenvolvimento vocacional em alunos do 6o. ano
Ana Cristina Braz Lucy
Leal
Melo-Silva
2017
Localização:
FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto
(Braz, Ana Cristina )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Interfaces entre competências socioemocionais e desenvolvimento vocacional em alunos do 6o. ano
Autor:
Ana Cristina Braz
Lucy
Leal
Melo-Silva
Assuntos:
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
;
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
;
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O empoderamento de crianças e jovens por meio da educação é fundamental para que possam lidar com os desafios sociais, econômicos e ambientais do cenário contemporâneo. Além das competências cognitivas, é necessário trabalhar competências socioemocionais, essenciais para lidar com as demandas do mercado de trabalho no século XXI. Partindo da hipótese de que as competências socioemocionais promovem o desenvolvimento vocacional, este estudo objetiva explorar as interfaces entre esses constructos. Para isso, foram avaliados níveis de competências socioemocionais e analisados sentidos atribuídos aos estudos e ao trabalho por alunos da educação básica. Participaram deste estudo 82 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II, tratando-se de uma amostra por conveniência composta por 48 meninas, com idade média de 11,3 anos, e 34 meninos com idade média de 11,2 anos. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizados dois instrumentos: (a) o questionário de avaliação de competências socioemocionais SENNA 1.0 e a atividade (b) Sentidos atribuídos aos estudos e ao trabalho. Nos resultados do SENNA 1.0, observou-se que os participantes apresentaram níveis mais elevados de competências de colaboração e sociabilidade, que dizem respeito às relações interpessoais, níveis intermediários de competências de responsabilidade e abertura para novas experiências culturais e intelectuais, relacionadas ao aprendizado, e níveis baixos de competências relacionadas a reações emocionais consistentes. Salienta-se que as diferenças entre os níveis perfis socioemocionais das amostras feminina e masculina não se mostraram estatisticamente significativas, com a exceção da dimensão Lócus de Controle, que é maior entre os meninos. Nas respostas do questionário Sentidos atribuídos aos estudos e ao trabalho, notou-se que: (a) os participantes associaram o papel de estudante à aprendizagem
considerando o sucesso escolar como algo positivo e importante para o futuro, (b) o trabalho foi associado ao dinheiro e, a partir desse resultado, relataram-se expectativas dos desdobramentos do papel de trabalhador na vida individual (
c
) atribuíram-se significados positivos ao sucesso no trabalho e (d) os participantes atribuíram maior importância a motivação, interesses e capacidades individuais na formulação das aspirações vocacionais que a estereótipos de gênero. Foi possível notar algumas variações nos sentidos atribuídos aos estudos e ao trabalho de acordo com os níveis de competências socioemocionais. Os participantes com maiores níveis de competências socioemocionais articularam mais aspectos concretos e abstratos ao definirem o desempenho do papel de estudante e expectativas do papel de trabalhador, incluindo motivação, interesses e inteligência. Por sua vez, os participantes com menores níveis de competências socioemocionais, embora tenham estabelecido relações entre os estudos e o futuro profissional, o fizeram de forma mais vaga, recorrendo a juízos de valor e reproduzindo discursos dos adultos, o que pode indicar pouca reflexão ou expectativas em relação ao papel de trabalhador. Os resultados indicam que há perfis socioemocionais variados, bem como diferenças entre as percepções sobre o desempenho do papel de estudante e as expectativas em relação ao papel de trabalhador. Essas particularidades devem ser levadas em conta em futuras intervenções, uma vez que, conhecendo a diversidade desses perfis, torna-se possível desenhar intervenções mais sensíveis às necessidades individuais, garantindo, assim, maior adesão bem como maior motivação dos participantes à intervenção
Data de criação/publicação:
2017
Formato:
143 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
6
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript