skip to main content

Complicações maternas decorrentes da hipertensão arterial durante a gestação

Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira Fernanda R. Biz Silva; International Congress on Women's Health Issues (15. 2004 São Pedro); Congress on Obstetric and Neonatal Nursing (4. 2004 São Pedro)

Ribeirão Preto Digital/BRASIL Comunicação 2004

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (OLIVEIRA, S. M. J. V. de doc 21 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Complicações maternas decorrentes da hipertensão arterial durante a gestação
  • Autor: Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira
  • Fernanda R. Biz Silva; International Congress on Women's Health Issues (15. 2004 São Pedro); Congress on Obstetric and Neonatal Nursing (4. 2004 São Pedro)
  • Assuntos: HIPERTENSÃO NA GRAVIDEZ (COMPLICAÇÕES); ECLÂMPSIA; ENFERMAGEM OBSTÉTRICA
  • Descrição: Estudo transversal, teve como bojetivos identificar a freqüência de complicações nas parturientes com hipertensão arterial (HA) na gravidez; verificar a idade gestacional (IG), período de parto, níveis de pressão arterial (PA) e sinais e sintomas que precederam as complicações maternas. Foi realizado no Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, com coleta de dados retrospectiva de prontuários matenos, de 01/01 a 31/12/2002. O critério adotado foi o registro de diagnóstico ou PA maior ou igual 140x90mmHg nas indicações de cesárea, registradas no livro de partos. Forma encontrados 178 mulheres com idade entre 15 e 44 anos, 63,5% brancas, 73,1% tinham duas ou mais gestações, 41% de antecedentes pessoais de HA, 96,1% com assistência pré-natal. Na admissão hospitalar a média da PA foi 158,8/103,8mmHg. Ocorreram três casos de aclâmpsia (anteparto), dois de Síndrome HELLP (anteparto, pós-parto), três de descolamento prematuro de palcenta (umno anteparto, dois no itraparto) e um edema agudo de pulmão (anteparto). A IG variou de 27-39 semanas, a PA sistólica de 110-200mmHg e a diastólica de 80-120mmHg, com quatro casos de cefaléia, um de vômito, um de epigastralgia e tontura, dois de sangramento vaginal e um de dispnéia. Os resultados apontam baixa freqüência de complicações e nenhum óbito materno.
  • Editor: Ribeirão Preto Digital/BRASIL Comunicação
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: CD-Rom.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.