Caracterização tecnológica de depósitos de cromita da Província de Camagüey, República de Cuba.

Mendez Garcés, Julián Andrés

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2000-06-14

• Autor: Mendez Garcés, Julián Andrés
  • Orientador: Kahn, Henrique
  • Assuntos: Minérios; Ores
  • Descrição: O presente trabalho apresenta o estudo de características mineralógicas e tecnológicas dos minérios de cromita podiforme das principais jazidas localizadas na Província de Camagüey, na República de Cuba. Inicialmente é apresentada uma revisão bibliográfica enfocando a geologia dos depósitos de cromita da Província de Camagüey, a mineralogia dos espinélios de cromo e os principais usos e especificações de cromita, bem como a caracterização e o processamento mineral de minérios de cromita. Amostras dos quatro principais depósitos da Província foram objeto de amostragem para estudos de caracterização mineralógica e tecnológica - Camagüey I, Camagüey II, Mamina e Victoria. Estas amostras foram processadas de forma padronizada de modo que os resultados obtidos pudessem ser comparados entre si. Este roteiro compreendeu a análise textural, seguido de operações de cominuição, classificação granulométrica por peneiramento e separações minerais por líquido denso e em separador magnético Frantz, além de observações ao microscópio eletrônico de varredura de lâminas polidas referente a montagem de grãos. Os produtos obtidos durante as etapas do processo de pesquisa foram avaliados, tanto do ponto de vista de seu comportamento físico quanto de suas características químicas e estruturais. Análises químicas foram realizadas através da técnica de fluorescência de raios X e os estudos mineralógicos pela conjugação de difratometria de raios X e técnicasde microscopia óptica e eletrônica de varredura. Verificou-se que as amostras estudadas apresentam-se bastante fraturadas por processos tectônicos, com intensidade variável de depósito para depósito, estando parcela expressiva dos minerais de ganga (serpentina, clorita e dolomita) associados às zonas de microfraturamento da cromita. ) Separação física, essencialmente por densidade, permite uma remoção parcial dos minerais de ganga, sendo os teores dos produtos finais bastante semelhantes para as amostras dos quatro depósitos estudados: 35%\'Cr IND.2\'\'O IND.3\', 29%\'Al IND.2\'\'O IND.3\', 16%\'Fe IND.2\'\'O IND.3\', 16,5%-17,5%MgO, 1,4%-2,3%Si\'O IND.2\' e 0,2%-0,8%CaO.
  • DOI: 10.11606/D.3.2000.tde-01082024-091734