skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Modelo de suporte a políticas e gestão de riscos de segurança voltado à terceirização de TIC, computação em nuvem e mobilidade.

Malandrin, Leandro José Aguilar Andrijic

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2013-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelo de suporte a políticas e gestão de riscos de segurança voltado à terceirização de TIC, computação em nuvem e mobilidade.
  • Autor: Malandrin, Leandro José Aguilar Andrijic
  • Orientador: Carvalho, Tereza Cristina Melo de Brito
  • Assuntos: Terceirização; Computação Em Nuvem; Gestão De Riscos; Gestão De Segurança Da Informação; Segurança Da Informação; Mobilidade; Políticas De Segurança; Security Policies; Risk Analysis; Outsourcing; Mobility; Information Security Management; Information Security; Cloud Computing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: O cenário tecnológico é um fator importante a ser considerado ao se trabalhar com Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). No entanto, nos últimos anos esse cenário se alterou profundamente, aumentando em complexidade de maneira até antes não vista. Caracterizado principalmente por tendências tecnológicas como a terceirização de infraestrutura de TIC, a computação em nuvem e a mobilidade, o cenário externo atual gera grandes novos desafios de segurança. A abordagem típica para tratar com mudanças de cenário em SGSIs é uma revisão da análise de riscos e a implantação de novos controles de segurança. No entanto, frente a um cenário tão disruptivo, riscos podem passar despercebidos, devido à falta de conhecimento sobre os novos elementos introduzidos por esse cenário. Por causa disso, adaptações mais profundas, durante o próprio planejamento do SGSI, são necessárias. Usando a norma de segurança ISO/IEC 27001 como referência, esse trabalho introduz um modelo de suporte que permite a identificação dessas adaptações. Para construir esse modelo, foram inicialmente levantados os riscos referentes a cada uma das três tendências tecnológicas listadas. Esses riscos foram compilados e analisados em conjunto, buscando a identificação de temas de preocupação recorrentes entre eles. Para endereçar cada um dos temas dentro do modelo de suporte, foram levantadas adaptações do SGSI sugeridas na literatura e na prática de segurança. Essas adaptações foram transformadas em pontos de checagem a serem observados durante a execução das duas atividades principais da fase de Planejamento do SGSI da ISO/IEC 27001: definição de políticas de segurança e gestão de riscos. A contribuição principal do trabalho é um modelo de suporte de segurança com o qual as organizações podem adaptar o seu SGSI e assim melhor protegerem suas informações frente ao cenário tecnológico externo descrito. Como contribuição secundária está a sugestão de uma análise unificada com foco em segurança das tendências tecnológicas desse cenário.
  • DOI: 10.11606/D.3.2013.tde-27122013-104448
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2013-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.