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Tecnologias emergentes de comunicaçäo como instrumento em educaçäo ambiental no controle e prevençäo de doenças

Eliete Maria Pasqualin Almério de Castro Gomes

2001

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (Mtr 1002 )(Acessar)

  • Título:
    Tecnologias emergentes de comunicaçäo como instrumento em educaçäo ambiental no controle e prevençäo de doenças
  • Autor: Eliete Maria Pasqualin
  • Almério de Castro Gomes
  • Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; PROMOÇÃO DA SAÚDE; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; ENSINO POR COMPUTADOR; CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS; INTERNET
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objetivo: Investiga, analisa e avalia novos paradigmas que possam indicar caminhos para controlar moléstias, as novas e antigas, de modo consciente e responsável sob o ponto de vista e limitações de um profissional de outra área, educaçäo e saúde, em resposta aos anseios sociais e governamentais nesta época de transiçäo de milênio. Métodos: O universo do estudo constituiu-se de 197 alunos do Ensino Médio profissionalizante de um Centro Federal de Educaçäo Tecnológica da cidade de Säo Paulo, com diferentes perfis vocacionais submetidos a avaliaçäo após realizaçäo de pesquisas centralizando a Educaçäo Ambiental no controle e prevençäo de doenças. Foram analisadas a motivaçäo e aprendizagem, reforçando sempre paradigma de uma educaçäo centralizada no aluno e de acordo com as teorias educacionais que reforçam e justificam essa prática. Resultados: Dos 197 alunos participantes, 145 aceitaram responder a avaliaçäo de metodologia aplicada. Desses, 89 alunos aprovaram o método, 19 näo gostaram e 37 foram indiferentes. A avaliaçäo final com relaçäo a aprendizagem, foi no formato de teste, com questões objetivas de múltipla escolha, classificadas segundo o grau de dificuldade em: 25 por cento fáceis, 50 por cento médias e 25 por cento difíceis. O resultado da avaliaçäo dos alunos, considerando a média 6,0, apresentou os seguintes resultados: 166 alunos obtiveram notas acima da média e apenas 17 com nota abaixo da média. Conclusões: Dentre outros aspectos, conclui que a
    metodologia testada além de ter sido útil na promoçäo da saúde pública, motivou os alunos e facilitou o processo de ensino- aprendizagem dos temas pesquisados (AU)
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: [115]p.
  • Idioma: Português

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