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Desafiando crianças a pensar intervenção com jogos e processos de desenvolvimento

Ana Lúcia Petty Clarice Krohling Kunsch; Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Construção psicopedagógica São Paulo v. 30, n. 31, p. 36-53, jul.-dez. 2021

São Paulo 2021

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desafiando crianças a pensar intervenção com jogos e processos de desenvolvimento
  • Autor: Ana Lúcia Petty
  • Clarice Krohling Kunsch; Maria Thereza Costa Coelho de Souza
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO INFANTIL; INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA; JOGOS; FUNÇÃO EXECUTIVA; PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • É parte de: Construção psicopedagógica São Paulo v. 30, n. 31, p. 36-53, jul.-dez. 2021
  • Notas: Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542021000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2021
  • Descrição: O objetivo foi analisar documentos referentes a registros de procedimentos e dimensões atitudinais de crianças que frequentaram o segundo semestre de um programa de intervenção com oficinas de jogos. A pesquisa buscou investigar se os procedimentos de estratégias melhoraram em qualidade, bem como se as dimensões atitudinais relacionadas a tempo e convivência manifestaram progressos, em virtude dos processos de autorregulação, tomada de consciência e funções executivas. O método consistiu na análise de informações sobre dez crianças, uma a uma, a partir de dois protocolos de registro (sobre o jogar e as atitudes). Os resultados mostraram que: (1) as crianças apresentaram escores altos (3 ou 4) quanto aos procedimentos; (2) houve melhora em alguns quesitos relativos a tempo e convivência I (consigo mesmo); e (3) em convivência II (com os outros) ainda ocorrem os escores mais baixos, indicando necessidade de novas intervenções. O estudo levou à conclusão de que as intervenções do segundo semestre promoveram desequilíbrios que geraram a ampliação da tomada de consciência sobre as dificuldades e, simultaneamente, o fortalecimento da mobilização de recursos para enfrentá-las. Trata-se de um semestre que gera mudanças para escores mais altos e anuncia as que serão consolidadas no terceiro e último semestre do programa
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 36-53 on-line.
  • Idioma: Português

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