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Intervenção alimentar e nutricional em ambiente virtual

Santos, Fernanda Ferreira Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2020-05-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Intervenção alimentar e nutricional em ambiente virtual
  • Autor: Santos, Fernanda Ferreira Dos
  • Orientador: Pinto e Silva, Maria Elisabeth Machado
  • Assuntos: Educação Alimentar E Nutricional; Mídias Sociais; Nutrição; Saúde Pública; Redes Sociais; Social Medias; Public Health; Nutrition Education; Nutrition; Social Networks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução - É crescente o número de indivíduos que buscam ferramentas que transformem e facilitem suas escolhas diárias. O nutricionista deve reconhecer, adaptar e atender às novas demandas, estar presente junto ao indivíduo. Mídias digitais revolucionaram o modo como as pessoas se comunicam, e configura ferramenta viável ao estímulo da percepção dos usuários sobre suas escolhas alimentares e de saúde. Seu uso requer atenção e preparo, não apenas enviar o conteúdo, é imprescindível conhecer o público alvo e seus objetivos. Objetivo - Desenvolver, executar e avaliar intervenção nutricional destinada a adultos, usuários das mídias digitais Messenger, Whatsapp e Instagram. Métodos - Intervenção de educação alimentar e nutricional em ambiente virtual, desenvolvida em observância às preferências de colaboradores e otimizada pela transdisciplinaridade de saberes de áreas como nutrição, marketing e comunicação digital. Os participantes responderam a questionários para avaliação do estágio de prontidão para mudança de comportamento, possível presença de influência da desejabilidade social sobre suas escolhas, e conhecimentos nutricionais prévios. Interações ao longo do programa foram acompanhadas para posterior avaliação da eficácia da promoção à saúde. Dados quantitativos e qualitativos foram tratados no software R, com emprego da extensão RQDA para avaliação dos dados qualitativos. Resultados - A intervenção foi bem recebida por todos os participantes, com percentual médio de aceitação superior a 70% para todos os formatos de apresentação de conteúdo (gostei muitíssimo). Proporcionou aumento percentual de indivíduos em estágio de \"ação\" e \"manutenção\" de prontidão para mudança de comportamento, e no escore de conhecimento nutricional. A desejabilidade social, embora presente, aparenta não ter influenciado significativamente suas ações. A responsividade aos conteúdos foi percentualmente superior entre aqueles que compuseram grupos, independente do tema discutido e formato de apresentação. Ao considerar o período de envio, houve maior volume de interações entre participantes que que optaram por receber conteúdos individualmente no turno matutino, e no período noturno entre os integrantes de grupos. Paralelamente, distribuição média de interações entre indivíduos que receberam conteúdo individualmente não sofreu variação significativa com o incremento de envios ao longo da semana, enquanto foi observada maior distribuição média de interações entre integrantes de grupos que escolheram receber cinco ou sete envios semanais. Conclusões - Intervenções de educação alimentar e nutricional em ambiente virtual são importante estratégia para promoção à saúde na atualidade, contribuindo para o aperfeiçoamento de conhecimentos prévios e estímulo a mudanças de comportamentos ligadas à alimentação e saúde. Recorrer a potencialidades de diferentes áreas do conhecimento é essencial para o desenvolvimento de uma intervenção cada vez mais personalizada e direcionada às demandas da população. O presente trabalho aponta caminhos a serem seguidos em intervenções futuras, seja para fins científicos ou de atuação profissional.
  • DOI: 10.11606/D.6.2020.tde-30092020-121944
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2020-05-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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