skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Visitação aberta em unidade de terapia intensiva neonatal percepções da equipe de enfermagem

Fábio Luiz Banhara Gesiane Cristina Bom; Francely Tineli Farinha; Tatiane Henrique; Ana Paula Ribeiro Razera; Armando dos Santos Trettene; Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP (4. 2018 Bauru)

Anais Bauru: Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, 2018

Bauru Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais 2018

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Visitação aberta em unidade de terapia intensiva neonatal percepções da equipe de enfermagem
  • Autor: Fábio Luiz Banhara
  • Gesiane Cristina Bom; Francely Tineli Farinha; Tatiane Henrique; Ana Paula Ribeiro Razera; Armando dos Santos Trettene; Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP (4. 2018 Bauru)
  • Assuntos: UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA; NEONATOLOGIA; VISITANTES; ENFERMAGEM
  • É parte de: Anais Bauru: Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, 2018
  • Notas: Disponível em: https://hrac.usp.br/wp-content/uploads/2022/05/anais_ecex_2018.pdf Acesso em: 25 maio 2023
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: OBJETIVO: Compreender a experiência de profissionais de enfermagem sobre a visitação aberta em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), antes e após sua implementação. MÉTODOS: Estudo descritivo, de delineamento qualitativo, desenvolvido em uma maternidade pública situada no interior de São Paulo, Brasil. A amostra foi definida pelo método de saturação de dados e constou de sete participantes, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista não estruturada que foi audiogravada e transcrita na íntegra. Como referencial metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática. A pesquisa iniciou-se após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paulista por meio do parecer 1.784.675 e CAAE: 60181016.0.0000.5512. RESULTADOS: A partir dos discursos elencaram-se as seguintes categorias: percepções da equipe referente à visitação aberta antes da sua implementação; enfrentando as dificuldades frente à visitação aberta; evidenciando os benefícios da visitação aberta para os pais, bebês e equipe de enfermagem e desafios referentes ao aprimoramento da visitação aberta. CONCLUSÃO: A percepção da equipe de enfermagem referente à visitação aberta em UTIN inicialmente foi negativa, ocasionando insegurança e resistência. Contudo, após sua implementação as dificuldades foram enfrentadas e sanadas, e, por fim, evidenciaram-se benefícios para os recém-nascidos, pais, acompanhantes e para a equipe.
  • Editor: Bauru Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p.39, res.21.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.