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Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos

Oliveira, Liliane Maria Santana De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-04-20

Acesso online

  • Título:
    Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
  • Autor: Oliveira, Liliane Maria Santana De
  • Orientador: Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
  • Assuntos: Compêndios; Culturas Escolares; Formação De Professores; School Cultures; Teacher Training; Textbooks
  • Descrição: O presente trabalho debruçou-se sobre compêndios de formação de professores do final do século XIX e começo do século XX evidenciando saberes e práticas legitimadas e estabelecidas no período que descortinam culturas escolares que influenciaram a constituição da escola e do campo pedagógico no Brasil. Partindo da categorização de impressos de formação de professores, utilizados no curso da Escola Normal como fonte prescritiva de modelos de sucesso a serem aplicados, encontramos impressos que se configuraram como Guias de Aconselhamento, constituintes de Bibliotecas e Tratados de Educação, embasando cientificamente os métodos, fins e ideais de educação veiculados e orientado uma forma de pensar e de agir dos professores em formação. O período entre a década de 1870 e meados da década de 1930 compreende uma época de profundas mudanças na escolarização brasileira, em que se consolida a busca pela padronização da formação de professores e constitui-se o campo pedagógico e de produção de conhecimento sobre educação. É neste contexto histórico que os impressos de formação de professores surgem para embasar práticas e divulgar modelos escolares assumidos pela escola brasileira para os sistemas de ensino. Seu estudo permitiu compreender a materialidade do impresso como orientadora da leitura e interpretação dos conhecimentos e ideais ali defendidos, a forte defesa de métodos ativos na educação e do método mútuo como forma de organização da escola, por meio de materiais, modelos e práticas educativas embasadas especialmente na psicologia, e as orientações da prática docente que configuraram uma constituição da identidade do professor, dentro e fora da escola, como exemplo de bondade, moral e virtude a ser seguido.
  • DOI: 10.11606/D.48.2017.tde-01112017-142246
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-04-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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