skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Abordagens Semióticas em Educação Matemática

de Almeida, Lourdes Maria Werle ; da Silva, Karina Alessandra Pessoa

Boletim de educação matemática BOLEMA, 2018-08, Vol.32 (61), p.696-726

Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - IGCE - Depto de Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Abordagens Semióticas em Educação Matemática
  • Autor: de Almeida, Lourdes Maria Werle ; da Silva, Karina Alessandra Pessoa
  • Assuntos: Education ; Mathematical analysis ; Mathematics education ; Peirce, Charles Sanders ; Semiotics
  • É parte de: Boletim de educação matemática BOLEMA, 2018-08, Vol.32 (61), p.696-726
  • Descrição: Nesta pesquisa examinamos produçöes publicadas no BOLEMA que tematizam a semiótica no ámbito das pesquisas da área de Educaçâo Matemática. A questäo que orienta nossa investigaçâo é O que revelam os artigos publicados no BOLEMA sobre as abordagens semióticas naspesquisas em Educaçâo Matemática? Com caráter de pesquisa inventariante, nosso artigo traz a baila um retrato das abordagens semióticas e identifica tres enfoques semióticos: os pressupostos de Charles S. Peirce, os constructos teóricos de Raymond Duval e o enfoque ontosemiótico, cujo mentor é Juan D. Godino. O artigo apresenta elementos que consideramos relevantes em cada um destes enfoques, bem como as abordagens semióticas dos vinte e tres artigos analisados. Uma discussâo final revela o retrato de entendimentos e abordagens identificadas nos artigos e visa estabelecer algumas articulaçöes entre elas. Finalmente, a partir das abordagens identificadas, vislumbramos delinear contribuiçöes da semiótica para a Educaçâo Matemática.
  • Editor: Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - IGCE - Depto de Matemática
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.