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\"Assim assado\": a imaginação humorística e as representações de crianças leitoras na literatura infantil de Eva Furnari

Santos, Jaqueline Oliveira Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2024-02-21

Acesso online

  • Título:
    \"Assim assado\": a imaginação humorística e as representações de crianças leitoras na literatura infantil de Eva Furnari
  • Autor: Santos, Jaqueline Oliveira Dos
  • Orientador: Moraes, Dislane Zerbinatti
  • Assuntos: Literatura Infantil; Representações Sociais; Crianças Leitoras; Imaginação; Narrativa; Narrative; Children Readers; Imagination; Children´S Literature; Social Representation
  • Descrição: A presente tese se propõe a estudar as representações de crianças leitoras de Eva Furnari, autora e ilustradora de mais de 60 livros literários endereçados às crianças, a partir da análise de seu texto escrito, principalmente, e das ilustrações por ela criadas. Nessa leitura o ponto fundamental é a presença do humor e da fantasia em sua obra: por meio da criação de personagens e situações narrativas inusitadas, por vezes absurdas, identifica-se o questionamento de algumas convenções sociais, culturais e mesmo acadêmicas. Características como a mobilização da metalinguagem, e mesmo metaficcionalidade (SOUZA, E., 2021), permitem ao leitor o desvelamento do caráter de construção do texto literário, além de se constituírem como estratégias de diálogo brincante e aproximação com o leitor ao instigar sua participação textualmente. Esses são aspectos presentes em sua obra e que permitem a hipótese que sua representação de criança leitora contempla uma leitora ativa, capaz de crítica ao rir do inusitado no cotidiano e suas regras, e de compreender o mundo social em suas nuances. A pesquisa mobilizou como documentação de análise livros de Eva Furnari distribuídos em seis coleções publicadas atualmente pela editora Moderna. Para essa análise e interpretação foram importantes as contribuições teóricas de Chartier (1988: 1991; 2011), Freud (1996), Vigotski (2007; 2014), Bruner (1997), Eco (1994), López (2015) e Sant´Anna (2000). Nas produções de Furnari há uma ênfase no que Sant´Anna (2000) chamou de eixo parodístico: elas possuem elementos de subversão de determinada ordem em sua narrativa, de uma proposta de inversão de algumas convenções e pontos de vista predominantes. O humor em textos literários possibilita acessar o mundo da fantasia por um ponto de vista subversivo, de estranhamento à ordem estabelecida, e esse olhar permite que a criança vivencie e reelabore nesse plano opiniões, perspectivas e emoções que contribuam para seu desenvolvimento e compreensão do mundo social. Conclui-se que as escolhas literárias de Eva Furnari pressupõem uma criança ativa, crítica e imaginativa. Outra reflexão da tese, e uma de suas contribuições, é a afirmação da possibilidade de compreender a relação entre leitura e crianças leitoras a partir do jogo e da brincadeira articulando tais relações com as considerações dos estudos de Psicologia e com a potencialidade da imaginação e da narrativa literária para a educação das crianças.
  • DOI: 10.11606/T.48.2024.tde-22042024-095433
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2024-02-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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