Blogs de entretenimento: um estudo exploratório da circulação e legitimação da informação na internet brasileira
ABCD PBi
Blogs de entretenimento: um estudo exploratório da circulação e legitimação da informação na internet brasileira
Autor:
Biscalchin, Ana Carolina Silva
Orientador:
Almeida, Marco Antonio de
Assuntos:
Apropriação Da Informação
;
Propriedade Intelectual
;
Tecnologia
;
Cultura
;
Capital Social E Cultural
;
Culture
;
Intellectual Property
;
Social And Cultural Capital
;
Technology
;
Ownership Of Information
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A tecnologia digital cria espaços diferenciados para a informação e coloca a Ciência da Informação frente a novas questões. O objetivo deste estudo exploratório e descritivo é abordar questões sobre o papel dos blogs, a influência da blogosfera na conformação das trocas de informações, relacionando novos formatos culturais e o estatuto do autor na blogosfera, assim como as questões de visibilidade e legitimidade que permeiam as relações mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Toma-se como ponto de partida o estudo de caso da campanha Usura não!, criada em 2007, que incentivava o uso do link como uma netiqueta para blogs. Buscou-se acompanhar os desdobramentos da campanha e as proposições de seus participantes, formulando questões e elencando referenciais teóricos capazes de explicar tais manifestações e as possibilidades de encontro com os interesses da Ciência da Informação. Estabelece-se uma relação entre as dinâmicas presentes na blogosfera e as teorias de campo e habitus de Pierre Bourdieu, indicando as correlações da campanha na incorporação do habitus para mudar a situação dos agentes dentro do campo da blogosfera de entretenimento brasileira. Estas reflexões remetem a questões como a legitimação e a apropriação da informação por parte dos atores (navegadores/usuários), trazendo subsídios para se refletir acerca dos processos de circulação da informação na internet.
DOI:
10.11606/D.27.2012.tde-17052013-165426
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
Data de criação/publicação:
2012-10-11
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
ECA - Escola de Comunicações e Artes (t026 B621b (corrigida) )