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A ilusão enuciativa no mundo da canção

Luiz Tatit 1951- Congresso Nacional Mackenzie - Letras em Rede: Linguagem e Saberes (2012 São Paulo)

Resumos das Comunicações São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012 agosto 2012

São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Resumo no registro )(Acessar)

  • Título:
    A ilusão enuciativa no mundo da canção
  • Autor: Luiz Tatit 1951-
  • Congresso Nacional Mackenzie - Letras em Rede: Linguagem e Saberes (2012 São Paulo)
  • Assuntos: LINGUAGEM MUSICAL; INTERPRETAÇÃO MUSICAL; ENTONAÇÃO
  • É parte de: Resumos das Comunicações São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012 agosto 2012
  • Descrição: O fenômeno da ilusão enunciativa é mencionado algumas vezes no célebre Dicionário de Semiótica de Greimas & Courtés (Contexto, 2008), sobretudo para caracterizar o conceito de embreagem. Essa ilusão pode ser melhor compreendida no universo da canção brasileira. É graças a ela que o ouvinte vincula, quase automaticamente, os conteúdos da letra ao dono da voz. Como vem sempre recortada pela letra, a melodia cancional é uma sequência virtual de unidades entoativas que se atualiza no canto dos intérpretes e garante a subjetivação constante da obra. Por mais variados que sejam os assuntos tratados no texto, a melodia se encarrega de aproximá-los da persona do cantor. Se a letra se desenvolve em primeira pessoa, as inflexões melódicas reforçam a conexão dos enunciados com o enunciador. Este não apenas diz “eu”, mas também “entoa” concomitantemente suas emoções como qualquer falante em suas locuções diárias. Se a letra relata algo em terceira pessoa, os contornos entoativos impedem que o efeito de objetividade se imponha com plenitude. Os sentimentos atribuídos a “ele” são infletidos pelas modulações vocais do intérprete. Tudo que a letra desconecta da enunciação, a melodia se encarrega de reconectar a essa mesma instância numa operação típica de embreagem. Veremos que, conscientes desse impacto causado pela ilusão enunciativa, os intérpretes (cantores) costumam escolher canções com cujas letras realmente se identificam. A melodia não permite que os temas sejam focalizados de maneira neutra sem envolvimento emocional.
  • Editor: São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 91.
  • Idioma: Português

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