skip to main content

Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.

Castro, Liliana Cristina De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2006-07-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
  • Autor: Castro, Liliana Cristina De
  • Orientador: Takahashi, Regina Toshie
  • Assuntos: Aprendizagem; Avaliação; Capacitação Em Serviço; Educação; Education; Evaluation; Inservice Training; Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo foi realizado com os enfermeiros de um hospital universitário da cidade de São Paulo e teve como objetivo conhecer a percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos. Para a coleta de dados utilizamos um instrumento contendo a pergunta: qual a sua percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos programas de treinamento e desenvolvimento? Os discursos obtidos foram categorizados, segundo o referencial de Bardin, na modalidade análise de conteúdo, numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que para esses sujeitos, a avaliação da aprendizagem se configura para o ponto que denominamos de avaliação do processo ensino-aprendizagem como um ato processual e permanente, para rever e refletir o passado para se construir o futuro no presente. É através da avaliação que iremos adequar os métodos didáticos às diferentes necessidades individuais, propiciando uma aprendizagem mais satisfatória e que leve a um crescimento integral. Esse processo mostra alguns fatores que dificultam ou impedem a avaliação como o fator tempo, despreparo do avaliador, sentimentos de medo, resignação e ansiedade. Referem-se também quanto à metodologia desenvolvida que inicia no diagnóstico das necessidades de treinamento indo até à questão de aquisição, retenção e transferência do aprendizado a curto e longo prazo. E que o aprendizado se faz nos planos afetivos, motor e cognitivo, sendo a pessoa o agente determinante das mudanças da realidade na qual esta inserida.
  • DOI: 10.11606/D.7.2006.tde-18102006-155713
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2006-07-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.