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Arquitetura neo-enxaimel em Santa Catarina: a invenção de uma tradição estética

Veiga, Mauricio Biscaia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2013-09-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arquitetura neo-enxaimel em Santa Catarina: a invenção de uma tradição estética
  • Autor: Veiga, Mauricio Biscaia
  • Orientador: Leite, Edson Roberto
  • Assuntos: Arquitetura Neo-Enxaimel Em Santa Catarina; Invenção Das Tradições; Kitsch; Patrimônio Cultural; Cultural Heritage; Invention Of Traditions; Neo-Enxaimel Architecture In Santa Catarina
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: O trabalho aqui apresentado trata sobre a reinvenção de uma identidade germânica por meio da arquitetura ocorrida nas cidades de Blumenau e Joinville, em Santa Catarina. Este processo, ocorrido nas décadas de 1970 e 1980, teve um apelo fortemente comercial, visando vender a imagem destas cidades, entre outras na região, de que as tradições germânicas trazidas por imigrantes a partir do século XIX teriam permanecido inalteradas, no intuito de promover o turismo. Esta política, que se baseava no discurso de resgate das tradições, culminou, entre outras coisas, na criação de uma falsa arquitetura típica: o neo-enxaimel, um estilo arquitetônico inspirado no enxaimel, uma antiga técnica de construção de casas, trazida pelos imigrantes. Tendo se proliferado pelo centro destas cidades e alterado a estética urbana, esta arquitetura foi novamente trazida ao presente dentro de um contexto histórico e social bastante diferente daquele das antigas casas. Além disso, para sua implantação não houve qualquer comprometimento histórico, resultando em uma arquitetura inautêntica e até mesmo Kitsch, devido ao seu caráter comercial. Este fato, no entanto, não pode ser entendido como algo isolado, estando relacionado a questões mais amplas discutidas internacionalmente, como a ampliação do conceito de patrimônio cultural, a ilusão de perda da identidade cultural provocada pela globalização, o crescimento da indústria cultural e da indústria do turismo, entre outros fatores. Desta forma, para melhor analisar a invenção do neo-enxaimel como uma tradição estética em Santa Catarina, será inicialmente apresentada uma discussão envolvendo estas questões.
  • DOI: 10.11606/D.93.2013.tde-13022014-151829
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2013-09-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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