skip to main content

A formação de uma comunidade de aprendizagem: presenças em interações virtuais pelo WhatsApp

Barbosa, Nicole Helena Binholo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-06-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A formação de uma comunidade de aprendizagem: presenças em interações virtuais pelo WhatsApp
  • Autor: Barbosa, Nicole Helena Binholo
  • Orientador: Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'
  • Assuntos: Comunidade De Aprendizagem; Presença Social De Ensino E Cognitiva; Português E Espanhol; Intercâmbio Virtual; Whatsapp Messenger; Learning Community; Portuguese And Spanish; Social Cognitive And Teaching Presence; Virtual Exchange
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo é analisar como diferentes participantes de um grupo formado no aplicativo WhatsApp Messenger evidenciaram sua presença social, cognitiva e de ensino nesse contexto, propiciando a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem. Fundamentam teoricamente este estudo: a) os trabalhos produzidos por Alda e Leffa (2014), Braga (2013), Gargiulo e Gargiulo (2015), Mayrink (2018), Mayrink e Costa (2017), entre outros, para desenvolver uma reflexão a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu papel no ensino, que mostra, por exemplo, como os telefones celulares ganharam novos papéis em nossa realidade de ensino; b) os estudos de Feliciano (2016) e Leite (2019), com uma breve discussão sobre os usos do aplicativo WhatsApp na aprendizagem de línguas; c) as reflexões de Dewey (1959), com considerações a respeito da aprendizagem baseada na prática e sobre a formação crítica e reflexiva de professores; d) a discussão de Vygotsky (1998) sobre a aprendizagem colaborativa baseada na interação entre os pares; e) os estudos de Garrison e Anderson (2005), que identificam a presença social, cognitiva e de ensino como essenciais para a formação de uma comunidade de aprendizagem em um contexto de ensino virtual. Os dados da pesquisa foram coletados no segundo semestre de 2017, em aulas de língua espanhola em uma universidade de pública de São Paulo e em aulas de língua portuguesa em uma universidade pública na cidade de Córdoba, na Argentina. A pesquisa é de cunho etnográfico e se caracteriza como qualitativa-interpretativista. Os registros analisados são oriundos do diálogo mantido pelos participantes do grupo na plataforma do aplicativo WhatsApp. A análise se centra nas atividades compartilhadas pelos participantes e na qualidade da interação que houve entre eles. Os dados evidenciaram indícios das três presenças (social, cognitiva e de ensino), mostrando que o grupo evoluiu no sentido da formação de uma comunidade de aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-16092020-205731
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-06-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.