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Cinema, ideologia e infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975

Antônio do Nascimento Moreno Eduardo Peñuela Cañizal

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t791.430946 M843c e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Cinema, ideologia e infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975
  • Autor: Antônio do Nascimento Moreno
  • Eduardo Peñuela Cañizal
  • Assuntos: CINEMA -- ESPANHA; IDEOLOGIA; CRIANÇAS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente estudo, CINEMA, IDEOLOGIA E INFÂNCIA, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975, foi desenvolvido para examinar, a partir de uma perspectiva sócio/político/cultural, de que maneira se opera a relação dos discursos na recepção das ideologias, em filmes espanhóis do período compreendido entre 1953-1975, que centram o enredo (plot) na infância, refletem preocupações com o mundo infantil, ou trabalham com personagens crianças em temáticas adultas, e fornecer, neste procedimento, um painel das marcas que conformam o contexto ideológico em que estas personagens crianças estão sendo criadas e desenvolvidas durante esses anos. O período escolhido corresponde ao do grande boom da produção espanhola trabalhando com esse tema, ocasionando o surgimento de vários filmes e atores infantis, alguns com grande repercussão internacional, inclusive no Brasil, desde a produção de Jeromín (1953) e Marcelino Pan y Vino (1954/55), até El Espíritu de la Colmena (1973), e Cría Cuervos (1975), e que coincide com o período político espanhol do franquismo, que corresponde desde sua "abertura" (1953) até sua saída do poder (1975). O método empregado em nossa investigação, está dividido em dois momentos: no primeiro, ele é indutivo-dedutivo na análise do texto-filme; e no segundo, se dá pela observação de alguns pressupostos da semiótica, referentes a Análise do Discurso. A investigação obedeceu as seguintes etapas no seu desenvolvimento: 1
    - Coleta de dados bibliográficos e catalogação dos filmes espanhóis sobre o assunto, (56 títulos), no período de 1953-1975; 2 - Localização e uma primeira leitura dos filmes, pela exibição dos 22 títulos disponíveis (entre os 56 catalogados); como também, de algumas entrevistas de televisão com os atores dos filmes; e de séries sobre a Guerra Civil espanhola; 3 - Elaboração de um modelo de análise fílmica estrutural/significativa - que é uma análise ) da construção do conteúdo e sentido do discurso de um filme; 4 - aplicação da análise estrutural/significativa a uma amostra de 11 filmes retirados dos 22 disponíveis. Na análise dos filmes estaremos preocupados em retirar nossas conclusões, em primeiro lugar, a partir do que se passa na tela, nos filmes, que é o nosso recorte principal. E em segundo, como estará exposto na nossa proposta de análise, estas conclusões estarão atreladas ao contexto de sua realização, ao que influenciou a sua gestalt (a forma/formação), a configuração de sua produção. Portanto, a nossa análise de filmes, estará preocupada em investigar e identificar os princípios e os mecanismos utilizados na narrativa desta produção cinematográfica espanhola nos diversos contextos em que estão envolvidas as personagens, como também, com aqueles que envolveram a sua produção. No nosso texto conclusivo estaremos comentando o conjunto dos filmes analisados, apontando os principais fatos e marcas que os caracterizam em relação a recepção das ideologias ao
    longo do período 1953-1975
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 218 p. il.
  • Idioma: Português

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