skip to main content

Teaching (History) in the 21st century: new competencies with identical contents = Ensinar (História) no século XXI: novas competências com conteúdos idênticos = Enseñar (Historia) en el siglo XXI: nuevas competencias con contenido idéntico

Moreira, Ana Isabel

Estudos ibero-americanos, 2022-01, Vol.48 (1), p.ID42928 [Periódico revisado por pares]

Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Teaching (History) in the 21st century: new competencies with identical contents = Ensinar (História) no século XXI: novas competências com conteúdos idênticos = Enseñar (Historia) en el siglo XXI: nuevas competencias con contenido idéntico
  • Autor: Moreira, Ana Isabel
  • Assuntos: educação ; história ; história - ensino
  • É parte de: Estudos ibero-americanos, 2022-01, Vol.48 (1), p.ID42928
  • Descrição: O pensamento contemporâneo sobre Educação tem de ir além do já conhecido e alimentar-se de uma visão utópica. Independentemente dos conteúdos, é sobretudo na prática pedagógica que teremos de mudar: ouvindo mais e falando menos; acolhendo perspetivas novas e leituras diferentes de autores conhecidos; preparando os nossos interlocutores (alunos) para encararem com otimismo o imprevisto e a incerteza. Nos ensinos básico e secundário, esta circunstância assume contornos de um pensamento histórico e de uma consciência histórica progressivamente mais sofisticados e, por isso, coincidentes com uma leitura do mundo desejavelmente mais complexa e humanista. No ensino superior, a perceção da relevância dessa postura de mudança faz-se junto dos futuros docentes. Com base nestas potencialidades e desafios, pretendemos discutir caminhos possíveis para, hoje, se equacionar um ensino da História que nos permita desenhar novos futuros ou outras competências
  • Editor: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS)
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.