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O encantamento pela paisagem cotidiana como via para conquista de uma educação cidadã

Giovani, Ana Beatriz Paro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-11-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O encantamento pela paisagem cotidiana como via para conquista de uma educação cidadã
  • Autor: Giovani, Ana Beatriz Paro
  • Orientador: Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos
  • Assuntos: Cotidiano; Educação Cidadã; Encantamento; Paisagem; Citizen Education; Enchantment; Everyday; Landscape
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa parte do princípio de que cada vez mais dimensões da vida coletiva (culturais, espirituais, simbólicas) e da natureza são reduzidas a mercadorias dentro do capitalismo global, e que este, mais que um modo de produção é hoje um regime cultural e civilizacional que se estende a domínios que dificilmente são concebidos como capitalistas, impondo uma lógica de monetarização da vida, inclusive do tempo. Lógica dentro da qual somos levados a pensar constantemente - se não sempre - em hierarquias, ponderando com o que se vale a pena gastar tempo, e por quais direitos começaremos a lutar, esquecendo que o direito à cidade implica, de fato, no acesso a todos os direitos, sem exceção. Assim, entendendo a educação como potência para reencantamento de mundo, e trabalhando a ideia da escola como força, a investigação se propõe a pensar, a partir de experiências desenvolvidas com a participação de estudantes e educadores da rede pública municipal de educação básica do distrito do Jaraguá, localizado na Zona Noroeste da cidade de São Paulo - mais precisamente, de escolas situadas nas cercanias do Parque Municipal Pinheirinho Dágua -, novas epistemes capazes de estabelecer vias de diálogo entre as diversas práticas e diversos atores sociais. Epistemes que se apoiem no cotidiano enquanto inventário de diferentes saberes e rotas, fortalecendo práticas pedagógicas para a liberdade. Liberdade de linguagens, saberes e de corpos. Tendo isto em mente, assume-se como questão central desta pesquisa a investigação da potência pedagógica do encantamento pela paisagem cotidiana para uma educação crítica e, portanto, cidadã. A partir da compreensão que aquilo que aparece espontaneamente à consciência não reflexiva do ser humano - apreendido na experiência do sensível -, é, na realidade, a manifestação visível das relações presentes na sociedade, e, portanto, é a partir dessa assimilação que é possível compreender-se enquanto um ser que é coletivo, em processo; enquanto ser inacabado, numa dimensão crítica.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-20072023-112023
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-11-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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