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Atuação da arquitetura no uso público de cavernas. Conceitos, métodos e estratégias para ocupação. Caverna do Diabo, SP

Marcos Otavio Silverio Analia Maria Marinho de Carvalho Amorim

2014

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:72.011.22 S587a ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Atuação da arquitetura no uso público de cavernas. Conceitos, métodos e estratégias para ocupação. Caverna do Diabo, SP
  • Autor: Marcos Otavio Silverio
  • Analia Maria Marinho de Carvalho Amorim
  • Assuntos: PROJETO DE ARQUITETURA; CAVERNAS (USO); ESPELEOLOGIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As cavernas são ambientes frágeis nos quais a escala de tempo excede em muito a nossa existência e preservam significativos vestígios da história da Terra e da nossa história. A importância cultural, ambiental e científica das cavernas as tornam espaços singulares para a educação ambiental, pesquisa e recreação. Porém o aumento do uso público sem planejamento tem causado impactos negativos à este ambiente único, que, quando destruído, perde-se para sempre. Nesta perspectiva, baseado na pesquisa em projeto de arquitetura e tendo como estudo de caso da Caverna do Diabo, este estudo propõe uma metodologia para avaliação, planejamento e projeto para atuação da arquitetura no uso público de cavernas segundo as boas práticas atuais de conservação e de vivência do espaço. Apresenta uma proposta metodológica de planejamento baseada na análise espacial de mapas de potencialidades e de restrições para a definição dos usos e do zoneamento ambiental com propósitos de conservação. No último capítulo é apresentado um projeto para a Caverna do Diabo com a aplicação da estratégia proposta e um sistema construtivo modular baseado no uso de peças produzidas com compósito polimérico reforçado com fibra de vidro. Nas cavernas o tempo geológico, diferente do humano, e a ausência de luz, dominam o ambiente. Se a arquitetura é tempo e luz, resta à esta o percurso. Organizar o espaço, condução sutil, à fim de despertar as sensações do lugar. O desenho, então, é determinístico o risco no chão. O caminhar, observar, estar, sentir.
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 254 p il.
  • Idioma: Português

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