skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais povos originários, quilombolas e do campo

Wellington Pereira das Virgens Maria do Carmo de Sousa; Júlio César Augusto do Valle; Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática (8. 2023 São Paulo)

Revista de Educação Matemática São Carlos v. 20 , ed. esp., art. e023093, 2023

São Carlos 2023

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (PROD-3168146 )(Acessar)

  • Título:
    A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais povos originários, quilombolas e do campo
  • Autor: Wellington Pereira das Virgens
  • Maria do Carmo de Sousa; Júlio César Augusto do Valle; Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática (8. 2023 São Paulo)
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; QUILOMBOLAS; RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS
  • É parte de: Revista de Educação Matemática São Carlos v. 20 , ed. esp., art. e023093, 2023
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id370. Acesso em: 12 dez. 2023
  • Descrição: Este texto apresenta uma síntesedas discussões ocorridas no contextodo GD5:A Formação do Professor que Ensina Matemática na Perspectiva de Práticas Interculturais: Povos originários, Quilombolas e do Campo, durante o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, sediado peloCampus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Pauloentre os dias 31/03/2023 e 01/04/2023. O GD teve como objetivo geral a promoçãode discussões sobre a formação do professor que ensina matemática no contexto das relações étnico-raciais, interculturalidade, educação matemática antirracista e educação do campo. As discussões contemplaram, especialmente,elementos presentes nas práticas ensino, pesquisa e extensão que dialogam diretamente com os dispostos nas Leis 10.639/2003, 11.645/2008, e Decreto 7.352/2010, bem como o currículo escolar de matemática e suas relações com as especificidades das diferentes modalidades de ensino no que diz respeito àtemáticadoGD.Os resultados das discussões apontam para o reconhecimento da importância da temática no contexto da formação de professores, sobretudo para potencializar práticas que colocam a aprendizagem da matemática como parte do processo de humanização que valoriza os contextos interculturais dos sujeitos envolvidos nos processos e para a superação de outras práticas que tendem a considerar a matemática como um fim em si mesma.
  • Editor: São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: art. e023093.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.